Os festejos de Natal tiveram origem nas antigas celebrações dos Solstício de Inverno. É uma data que comemora o nascimento de vários deuses solares.
Em Roma, por exemplo, celebrava-se hoje o “Dies Natalis Invicto”. Natal era o nome de um deus greco-romano que presidia ao nascimento de cada pessoa e a acompanhava a vida inteira.
Era chamado também de o Sol Invencível a quem o imperador Aureliano chegou a construir um templo em Roma. Sua festa era celebrada no solstício de inverno, no dia 25 de dezembro. A partir dessa data as noites passam a ficar mais curtas e os dias mais longos. Ou seja, as trevas diminuem e a luz cresce.
Como a festa do solstício é uma festa pagã, a Igreja, para atrair os pagãos e abafar seus cultos, instituiu no calendário romano também uma celebração: o nascimento do menino Jesus. Isso aconteceu em meados do século IV, em Roma, quando foi divulgado no calendário de notícias que no dia 25 de dezembro comemorava-se não só o nascimento do Sol Invencível mas também o de Cristo, em Belém da Judéia.
Passou essa data então, a ser oficial. Mas antes, o Natal Crístico já havia tido outras datas como por exemplo, 28 de março, 18 e 19 de abril, 20 de maio e até 6 de janeiro.
Na verdade, o dia, ano e mês exatos em que Jesus nasceu, ainda são uma incógnita.
A imagem veio daqui.
Olá Maria... hoje o dia demorou a escurecer. Parece mesmo que foi mais longo.
ResponderExcluirBom natal!
Obrigada, Hely!
ResponderExcluirDesculpe o atraso, bom ano novo pra ti!