quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Fio de Aracne.

A celebração grega de hoje homenageia Aracne, uma jovem mortal que ao desafiar a Deusa Atena, foi transformada num aracnídeo.

Talvez por isso, a história do mito de Aracne, evoque a fragilidade de uma aparência ilusória, enganadora.

De acordo com a lenda, Atena é a Deusa da Razão Superior. É mestra e patrona da arte da tecelagem. Enquanto que Aracne, é exímia nessa arte. E orgulhosa disso, chama a Deusa para uma competição pois acredita mesmo que pode vencer uma divindade.

Atena aceita o desafio e borda os 12 deuses do Olimpo em toda sua majestade. E Aracne, borda os amores dos deuses por mortais.

O tema da sua concorrente despertou a ira em Atena, que num golpe rasgou o trabalho de Aracne. Esta, envergonhada, se enforca.

Mas Atena, compadecida do mal que lhe causara, poupa-lhe a vida. Transforma Aracne numa aranha, cuja espécie, aracnídeo, guarda até hoje seu nome. Ela fica viva, mas suspensa pelos fios da teia que ela mesmo teceu.

Nos tempos remotos, a Aranha surgiu como uma divindade lunar dedicada à fiação e à tecelagem. Seu fio lembra o fio das Parcas Romanas que decidiam o curso da vida humana.

Hoje é um bom dia para meditar sobre as atitudes impensadas e demonstrações de falso orgulho. Bom também para avaliar padrões em sua vida que lhe tragam visões distorcidas da realidade. Visualize então novas formas criativas para alterar esses padrões. Tenha como exemplo a paciência e habilidade com que a aranha tece sua teia. Ela não se enreda em nós e nem aperta ou deixa frouxo demais os fios.

A imagem veio daqui.

3 comentários:

  1. Bom Dia Cecile!

    Apesar de ter um medo terrivel de aranhas admiro as obras que elas realizam. Como bióloga, sei que conforme o formato da teia,se descobre se a aranha é ou não venenosa. As que tecem de forma plana suas picadas doem,mas não matam as que fazem teia em forma de funil perto do solo, fuja delas suas quelíceras injetam veneno, que necrosa os tecidos.
    Quanto a deusa Atena, Deusa da Razão Superior,
    que ela nos ilumine e nos de muitas habilidades , ainda mais para mim que adoro bordar.
    Bjs,bjs.

    ResponderExcluir
  2. ..."as atitudes impensadas e demonstrações de falso orgulho. Bom também para avaliar padrões em sua vida que lhe tragam visões distorcidas..."
    Vou refletir o dia todo sobre este trecho.
    Bom dia querida, fada dos deuses.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, Vera e Eliane!

    Vera, que interessante. A partir de agora vou prestar atenção nas teias que encontrar.

    Eliane, sua missão, propósito, o nome que tenha, tem sido divina, não há nada de falso orgulho ou de distorções. Você é um exemplo muito bonito!

    Um beijo, uma boa noite pra vocês!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana