Egeria foi esposa de Numa Pompilio, segundo Rei de Roma que viveu por volta de seis séculos antes da Era Cristã. Mas ficou para a história como uma deusa romana da Sabedoria e das Profecias.
Era uma das quatro Camenas, o equivalente às Musas Gregas. As Camenas, eram ninfas relacionadas às fontes e aos mananciais. Eram muito sábias a às vezes faziam profecias revelando o futuro dos mortais. Tanto que o nome Egeria até hoje é usado para designar as mulheres conselheiras.
Egeria teria ensinado ao marido os rituais corretos de veneração da terra. E também lhe mostrado como um rei pode ser justo e sábio.
Foi ela também que nos deixou o legado das primeiras leis de organização das cidades. Mais tarde, quando tornou-se uma divindade completa, passou a ser venerada pelas mulheres grávidas que lhe pediam presságios e orientações sobre seus filhos.
Seu culto em Roma acabou sendo assimilado com o da Deusa Diana, a Caçadora, pois ambas dividiam o mesmo altar.
Hoje é um bom dia para mentalizar a Deusa Egeria e meditar sobre os aspectos de sua vida que precisam buscar ou demonstrar mais sabedoria.
A imagem veio daqui.
Olá!
ResponderExcluirAh! O poder das Comenas, fazer profecias....aconselhar.Ouvir o que tanto queremos....
Bjs
Boa noite Vera!
ResponderExcluirquem dera existissem hoje Camenas ou Egerias tão sábias como outrora! Mas acho que ficaria tudo muito fácil... saber como será o futuro, ou seguir os conselhos sem fazer escolhas ou ficar em dúvida... rsrs!
Um beijo pra ti!