terça-feira, 4 de março de 2014

O Lago dos Cisnes.


Nesse mesmo dia, em 1877, acontecia a estreia do balé O Lago dos Cisnes, no Teatro Bolshoi em Moscou. Mas a apresentação foi um fracasso por causa da má interpretação da orquestra e dos bailarinos, da coreografia e da cenografia. A música, no entanto, composta pelo russo Tchaikovsky não estava entre as críticas.
O Lago dos Cisnes é um bale dramático, de 4 atos, que conta a história de amor entre o Príncipe Siegfried e Odette, princesa dos cisnes. No primeiro, a rainha presenteia o filho Siegfried com um baile para que ele escolha dentre as convidadas aquela que será sua esposa. A escolha deve ser anunciada no dia seguinte. Quando a festa acaba, e os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passam perto do local. Siegfried se encanta com a beleza das aves e decide caçá-las.
No segundo ato, vemos o lago do bosque cujas margens pertencem ao reino do mago Rothbart. É lá que estão a princesa Odette e suas donzelas também transformadas em cisnes pelo mago. Só à noite, elas podem recuperar a aparência humana. No entanto, a princesa só será libertada deste feitiço por um homem cujo amor a ela seja verdadeiro. Siegfried, encantado por Odette, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.
No terceiro ato, o mago, disfarçado de um nobre cavalheiro, acompanhado de sua filha, vão até a Corte da Rainha. O príncipe julga ser a filha do cavalheiro a sua amada Odette. Mas na verdade, é Odile. A dança do cisne negro enfeitiça Siegfried e ele proclama Odile como sua bela futura esposa, quebrando o juramento feito a Odette.
No quarto ato, Odette está destroçada pela decisão do príncipe e pela sua má sorte. Mas eis que o príncipe surge e explica como fora enganado e enfeitiçado pelo mago e sua filha. Odette o perdoa e os dois renovam os votos de amor um pelo outro. Aparece neste momento, Rothbart que tenta matar Odette. Mas o príncipe corta as asas do mago fazendo com que ele perca seus poderes e depois, casa-se com sua amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana