domingo, 16 de março de 2014

Aniversário de Petrópolis.

Hoje é aniversário de Petrópolis, cidade serrana do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ela ocupa um área de quase 800 quilômetros e a população se aproxima dos 300 mil habitantes (IBGE 2010).
Também chamada de Cidade Imperial, foi fundada pela iniciativa do imperador Dom Pedro II. O termo Petrópolis é formado pela junção do termos latino, petrus, Pedro, e do grego, pólis, cidade. O significado do nome portanto é “Cidade de Pedro”.
Nos séculos XVI e XVII, algumas missões foram enviadas na sua direção. Foram encontrados índios coroados dispersos pela região. O único recurso mineral que foi apurado na época eram algumas pedras esbranquiçadas e consideradas sem valor. 

Mas a história de Petrópolis começou mesmo em 1822, quando dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais, hospedou-se na fazenda do padre Correia e ficou encantado com o que viu. Tentou comprar terras mas não obteve sucesso. Conseguiu adquirir uma fazenda chamada Córrego Seco que renomeou de Imperial Fazenda da Concórdia. Hoje corresponde à área do primeiro distrito de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana