quinta-feira, 13 de março de 2014

Tecnochtitlan e a Cidade do México.


No dia 13 de março, de 1325, fundava-se a cidade de Tenochtitlan, onde é hoje a Cidade do México, e que viria a se tornar a capital do Império Asteca.
De acordo com as lendas, sete tribos viviam em Chicomoztoc, “lugar das sete cavernas”, onde cada uma representava um grupo diferente: xochimilcas, tlahuicas, acolhuas, tlaxcaltecas, tepanecas, chalcas e mexicas. Estes grupos, também chamados de povos nauas, abandonaram as cavernas e se instalaram em Aztlán, de onde surgiu a palavra asteca. Mais tarde, realizaram uma migração para o sul em busca de um sinal para onde deveriam se instalar mais uma vez.
Há muitas contradições na história, mas uma das lendas, diz que os mexicas, foram a última tribo a partir de Aztlan, e por isso, quando chegaram ao vale do México, toda a terra já havia sido ocupada pelas outras tribos astecas. Os mexicas foram então forçados a partir e a ocupar uma área na margem do lago Texcoco.
Tecnochtitlan significa “Lugar de tunas sobre as pedras”, ou seja, flores dos cactos. Em 13 de agosto de 1520, Tecnochtitlan era destruída pelos conquistadores espanhóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana