segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Deus do Amor.

Angus Mac Oc é o Deus da juventude, do amor e da beleza na mitologia Celta. De acordo com a tradição, no dia 5 de julho, Angus reparte entre os mortais suas qualidades. Mas só para os merecedores.

Possuía uma harpa dourada da qual saía uma música de irresistível doçura. E seus beijos se transformavam em pássaros que levavam as mensagens de amor.

Conta a lenda que Angus se apaixonou por uma moça que vira apenas em sonhos. Na busca para encontrá-la a descobre num lago junto com outras 150 jovens sendo que se destacava das demais por ser a mais alta. Ela era filha de um sidh, habitante das colinas imaginadas como o lar de um povo sobrenatural de espíritos da natureza.

Mas a moça era vítima de um encanto que a fazia se transformar em cisne a cada dois anos. Durante um ano permanecia mulher e no ano seguinte se transformava em cisne.

Para poder se casar com ela, Angus teria que se transformar em cisne também no ritual celta de Samhain, que celebra a morte e o renascimento. E assim o fez.

Foi para o lago onde sua amada estava e enquanto ela se transformava em cisne, junto com as outras jovens, ele também se transformava. Juntos voaram ao redor do lago por 3 vezes cantando uma melodia que fez o mundo adormecer por 3 dias e 3 noites.

Mas lembre-se, a juventude não é eterna. E nem a beleza que ela proporciona. Mas o amor sim. Ele resiste sempre à morte e ao renascimento.

A imagem veio daqui.

3 comentários:

  1. Quero ser merecedora desta graça. Do amor que resiste.
    Bom dia Cecile. Poucas palavras, coração e corpicho cansado. Mas em frente e sem desanimar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliane!
    Tem um ritual proposto para este dia que diz o seguinte:

    Molhe as mãos e o rosto numa bacia com leite, mel e pétalas de rosa, pedindo para ter espírito jovem e alma bela. Sua aparência física será um reflexo de como você é por dentro.

    Talvez seja difícil fazer este ritual, mas mentalizá-lo é mais fácil. Embora eu ache que vc não precise.

    Mas fica a dica de que o que somos por fora é o que temos por dentro. E quando falo do que somos por fora, me refiro ao que as pessoas vêem, como elas nos enxergam.

    É isso aí, corpo cansado mas sem desanimar.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. E o que fazer se sua amiga é sem paciência para rituais? Vou então seguir o conselho e mentalizá-lo. ksksksksksks E não vem não...esta coisa de amiga coruja não cola. Preciso mesmo!!!!
    De todas as simpatias para ficar forte, corajosa, bela e ainda arrebentar uns corações por aí. Acabar especialmente com um. Não pergunte, não pergunte....kskssksksk

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana