quarta-feira, 14 de julho de 2010

Nornas, Deusas do Destino.

Começa hoje no Calendário Nórdico, o domínio da Norna Urd, uma das três Deusas do Destino na mitologia nórdica.

A função dessas deusas era controlar a sorte, o azar e a providência, dos homens e dos deuses. Elas também deviam zelar pelo cumprimento e conservação das leis que regem a realidade dos homens, dos deuses, dos elfos etc.

Urd é a guardiã do passado e representa a anciã. Ela deve guardar os mistérios do passado e é a que vive sempre olhando para trás, por sobre os ombros.

Verdandi é a vigia do presente e representa, na figura de uma mãe, o movimento, a continuidade. E tudo o que acontece é tecido por seus pensamentos. Está sempre a olhar para o presente.

Skuld, é a detentora do futuro, representada por uma virgem. É a guardiã do que está por vir. Profecias e adivinhações estão relacionadas a ela pois detém o controle de uma das maiores forças do universo: o Destino. Vive encarapuçada e possui um pergaminho fechado que contém os segredos do futuro.

Conta a mitologia que elas nasceram da fonte de Urd, que é a fonte da vida e de onde cresce a grande “Árvore do Mundo”, que seria o próprio eixo do mundo. Todas as manhãs elas fazem chover hidromel para que as raízes da árvore permaneçam verdes.

O culto das Nornas existiu em diversas religiões européias. Na literatura Nórdica são chamadas de Dísirs. E uma de suas funções era ajudar as mulheres em trabalho de parto. Essa tarefa, deu a elas uma posição peculiar e importante como agentes do destino.

Para o povo nórdico, as Nornas foram associadas às parteiras pois no momento do nascimento eram elas que mediavam a vida e traçavam o destino.

A palavra norna está associada ao dialeto sueco a um verbo que significa “informação Secreta”. A raiz da palavra tem o sentido de “fiar” ou de “tecer”.

É do poder divino, tecido no fio das Nornas que se traça o destino. E ainda hoje, nos tempos modernos, existe quem comemore esse dia com uma festa de tradições populares.

A imagem 1 veio daqui.

5 comentários:

  1. Bom dia Cecilie. Destino. Será que ele já vem marcado ou nos que fazemos? Tem dias que penso que já nascemos com o destino traçado. Tem dias que acho que posso mudá-lo.
    Cecile, bom dia.
    Meu beijo e meu carinho. Que o seu destino seja de flores, frutos e amor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane!

    Mudar o destino!!! acho ótimo, quando ele não nos agrada, rsrsrs.

    Acho que nascemos com ele tracejado mas com muitas possibilidades ao longo do percurso. É o que chamam de livre-arbítrio.

    Eliane, eu que te agradeço o carinho e esse "jardim" inspirado no seu, :)

    Beijo de boa quarta!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia queridinhas, acho que nunca mais vou deixar de passar p aqui pq este blog tem temas que adorooooooo, uma curiosidade sem fim e vc coloca tudo de uma forma mt fácil de entendimento fazendo com que eu devoreeeee o que vc escreve.

    Skuld, fiquei encantada pq ela sabe do nosso futuro e como gostaria de saber o meu, dá p marcar uma consulta com ela?rs,sr,rs,sr,rs,rs acredito mesmo que nosso destino está traçado mas com certeza conseguimos mudar alguma coisinha pena que nem sempre acertamos, não é mesmo?

    Lindo dia Cecile, Lilizinha e AS DEUSAS estejam conosco nos guiando no que for melhor para cada uma de nós, beijinsssssssss carinhosos

    ResponderExcluir
  4. Rosana, que legal que vc está gostando.
    Às vezes acho que exagero, escrevo um post grande demais. É que tem assuntos que são tão ricos em detalhes que suprimi-los não "pegamos" o espírito daquela história.

    Olha, todo mundo está atrás dessa Skuld (rsrsrs) que além de já defini-la também como princesa nórdica, a homenagearam com um asteróide descoberto em 1929. É o 1130 Skuld, asteróide da “cintura principal” (uma zona do espaço entre Marte e Júpiter).

    Saber o futuro, :) às vezes saber pode tornar tudo mais difícil. Corre o risco da gente esperar acontecer e não se mover. E aí, nada acontece mesmo. Em outras, claro, talvez ajude bastante. Mas é uma tentação, não é!

    Um lindo dia pra vocês também com muita inspiração!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Cecile, ela me segue e persegue skkskskssksk
    Mas acho que me acostumei e já adoro a perseguição. ksskksskksks
    Ainda bem que usamos 37. eu fico ainda no 36 por garantiakksksksks
    Sabe esta história de destino? Vcs duas estão cravadas no meu. Graças a Deus e a todos os Deuses e Deusas.
    Só peço muito que um dia possa ser chamada de novo de Flor. Por alguém que fêz parte um dia deste meu destino.
    beijos e boa tarde.
    Trêsda tarde, radio Globo, debate.
    E com fé seguindo.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana