Você sabia que a visão é o sentido mais usado por nós no cotidiano?
Imagine-se andando numa floresta. Sessenta por cento de sua atenção estará no que você vê. Trinta por cento estará na audição, 5% no olfato e 5% nos outros sentidos.
Essa proporção vai variar ao longo da caminhada, ao longo do dia e também de acordo com as circunstâncias do momento.
Você pode também focar a sua atenção num sentido em detrimento dos outros. Por exemplo, ao ler um bom livro é provável que você nem escute o telefone tocar.
E quando entramos nesse estágio de esquecimento do mundo externo ao ponto de pararmos de analisar as informações dos outros sentidos, o chamamos de Pratyahara, palavra sânscrita que define um estado de distração.
Na verdade estamos falando de Yoga. E um dos objetivos dessa prática é o desenvolvimento da atenção voluntária.
Isso torna possível a modificação de condicionamentos presentes em nosso físico que tenham sido provocados seja por sobrecarga física, estresse emocional ou até espiritual.
Esses condicionamentos, sejam eles fisiológicos, sociais ou espirituais também podem ser criados ou excluídos de nós através da prática da Yoga.
A Pratyahara é o quinto estágio no qual o discípulo, que já passou pelos anteriores, está apto a praticar a abstração dos sentidos externos.
Para quem puder e quiser conhecer um pouco mais sobre Yoga hoje tem uma palestra intitulada A contribuição do Yoga no equilibrio psico-espiritual no Instituto Vita Continua. Mais informações aqui.
A imagem veio daqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As 3+ visitadas da última semana
-
A flor de pêssego é tida como o ingrediente principal do elixir da imortalidade. Mas tanto o pessegueiro quanto seu fruto também são tidos c...
-
Sinos são símbolos mágicos. Dentre as funções que exercem, duas são muito importantes: atraem boas energias e afastam as negativas. E assim ...
-
Neste dia, no ano 612 a.C., Nínive foi destruída e seu rei, Sinsariscum, morto. Nínive era a capital da Assíria e antigo centro de adoração ...
Aos 18 anos meu velho e sábio pai já dizia que o que me acalmaria e me daria outra visão era o yoga. E o engraçado é que ele nunca fêz.
ResponderExcluirNem eu. Mas não vou desistir. Este é o momento certo para começar.
Ainda mais depois desta postagem.
Um grande beijo.
Olá, Eliane!
ResponderExcluirO yoga tem dessas coisas, nos concentram e ao mesmo tempo nos libertam.
Se você conseguir arrumar um tempo para fazer acho que vai ser muito bom. Assim já dizia seu pai, não é!
Beijo pra ti também.
Cecile, já fiz Yoga e me dei muito bem. Minha médica me recomenda muito que eu volte a fazer, Mas para isso preciso rever orçamentos.]
ResponderExcluirAprendia respirar na Yoga, aprendi gostar de mim... é bom demais.
Um abraço apertado :)
Olha aí a minha querida Rosário. Ah este Blog está interagindo com o Blog da Lili.
ResponderExcluirClaro que vou arrumar um tempo. E breve querida. Sinto necessidade de acalmar e aceitar.
Boa noite Eliane, Maria do Rosário.
ResponderExcluirEliane, quem dera se tudo fosse perfeito. Mas acredito que as coisas chegam a seu tempo. Um dia você acorda e diz: é hoje! :)
Maria do Rosário, será que não dava para você tentar fazer alguns exercícios em casa, sozinha? Pelo menos os de respiração. Um horário que seja tranquilo, livre de ansiedade, talvez até antes de dormir.
Um beijo de boa noite pra vocês!
Estes são os blogs que eu sigo.
ResponderExcluirBlog da Eliane.
Um espaço para cumplicidade, vida e amizade. A superação diante do inesperado mostra que sempre temos escolha...
http://sentencaourenovacao.blogspot.com/
O presente do presente.
“A vida não vem embrulhada num laço. Mas ainda assim é um presente.”
http://opresentedopresente.blogspot.com/
Vale a pensa conferir!
Um beijo a todos.
Olá! Vim conhecer o teu blog...Parabéns pelas palavras que escreves,só podm ser fruto de reflexão e sabedoria. Devo agradecer tba Eliane que indicou.
ResponderExcluirBoa noite, Vera!
ResponderExcluirReflexão, sabedoria... são muitos os caminhos nessa vida e todos eles nos ensinam um pouquinho. E o bom é que esse aprendizado nunca termina.
Obrigada pela palavras e seja bem vinda!
Um beijo para ti e para a madrinha do blog.