Hórus foi o último da série de soberanos divinos do Egito. Era filho de Ísis, deusa do Amor, e de Osíris, deus da Vegetação e da Vida no Além. Tinha o corpo de um homem e a cabeça de um falcão, animal sagrado para os egípcios.
É chamado de Deus dos Céus, mas também tornou-se conhecido e reverenciado como o próprio sol. Representa a segunda pessoa da “trindade” egípcia composta por Osíris, o pai, Hórus, o filho, e Ísis, a mãe.
Conta a mitologia que Osíris foi morto pelo seu irmão Seth, o deus da traição, da violência e da inveja para lhe usurpar o trono. Hórus para vingar a morte do pai e reclamar a herança à qual tinha direito, lutou com o tio durante toda a vida.
Depois de 80 anos, Hórus finalmente derrotou Seth e foi coroado governante supremo do Egito. Mas na luta Hórus foi atingido no olho.
Para recuperar a visão, sua mãe invocou a ajuda de Thoth, deus do Conhecimento e da Sabedoria pois este havia se tornado mestre em encantamento, tendo aprendido a curar todos os tipos de ferida.
Thoth então substituiu o olho de Hórus por um amuleto de serpente e devolve-lhe a visão com saliva divina.
Desde então, os médicos egípcios passaram a usar o símbolo que significa saúde e felicidade.
Mas o Olho de Hórus, como foi chamado, também se tornou um símbolo de poder que afasta o mau olhado. Simboliza a implacável acuidade do olhar justiceiro ao qual nada escapa, da vida íntima ou da vida pública.
Em suas mãos o Deus dos Céus carrega as chaves da vida, da morte e da fertilidade.
O olho ferido, o esquerdo, simboliza a Lua e o outro, o direito, o Sol.
O embate de Hórus com Seth ilustra bem a luta da Luz contra as Trevas e a necessidade da vigilância de ter o olho aberto na busca da eternidade mesmo que seja mediante as emboscadas dos inimigos e através dos erros.
A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As 3+ visitadas da última semana
-
A flor de pêssego é tida como o ingrediente principal do elixir da imortalidade. Mas tanto o pessegueiro quanto seu fruto também são tidos c...
-
Sinos são símbolos mágicos. Dentre as funções que exercem, duas são muito importantes: atraem boas energias e afastam as negativas. E assim ...
-
Neste dia, no ano 612 a.C., Nínive foi destruída e seu rei, Sinsariscum, morto. Nínive era a capital da Assíria e antigo centro de adoração ...
Maria,
ResponderExcluirmeu pai me deu uma vez um pingente de olho de hórus. Disse que era para nos proteger da inveja e do mau olhado.
Bom domingo.
Bom dia Cecile. Ou melhor ótima tarde.
ResponderExcluirEsta história me arrepiou um pouco. Mas sempre gosto de ler este Blog. Me ensina os mistérios da vida e da história.
Espanha ou Holanda?
Desculpe, mas tenho amigos holandeses. Beijokinhas
Bom dia Hely, Eliane!
ResponderExcluirComo Hórus teria derrotado o deus da inveja, Seth, o seu símbolo nos protegeria das pessoas que tenham esse sentimento para conosco.
E por ele, Hórus, ter um olho que representa o Sol, outro que representa a Lua mostra que em nenhum momento nenhuma criatura da terra ficaria sem a sua vigilância.
Durante o dia, atráves da luz solar, ele veria nossas ações, com o olho direito, o bom. E à noite, ele veria nosso interior, nosso psiquismo, com o olho lunar.
Talvez por isso algumas pessoas dão um sentido negativo ao deus Hórus, pois ele tem o olho que a tudo vê, nada escapa... e ter a sensação de que alguém nos vigia é muito ruim.
Eliane, sinto pelos seu amigos. :(
Um beijo em todos e boa segunda feira.