sábado, 31 de julho de 2010

Imbolc, Sabbat do fogo.

Hoje é o último dia de julho. A terra fria está sendo deixada para trás. O sol está chegando. Em breve virá a Primavera.

Assim é o Imbolc, festa do povo celta que homenageia os primeiros indícios da próxima estação. No hemisfério norte, o Imbolc é comemorado nos primeiros dias de fevereiro.

Durante esse período de noites escuras e gélidas, que representa o inverno, a Deusa Brígida, que é a deusa celta do Fogo, alimentou as lareiras e aqueceu todos com sua chama. A vida agora está acordando do sono do inverno e por isso celebra-se a fertilidade de todas as coisas.

Brígida também é deusa da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. E está associada à profecia, à divinação e à cura.

Imbolc é antes de tudo um Sabbat de purificação. Varrem-se as energias negativas, como o azar, o ressentimento e tudo que é considerado ultrapassado em nossas vidas. É originário da Antiga Irlanda pois Brígida era considerada a "Noiva do Sol".

Mesmo sendo realizado no auge do inverno, roga-se aumento de luz e o despertar das sementes enterradas na terra congelada.

A Igreja Católica aproveitou o calendário pagão e transformou essa data numa festa chamada "Candelária", a Purificação de Maria. Brígida foi cristianizada logo depois e seu santuário transformado em mosteiro para monjas.

A palavra Imbolc quer dizer apressar-se. Posso imaginar o pensamento: vamos tratar de varrer o passado abrindo espaço para o porvir.

Hoje é sábado, é também Sabbat e ainda de purificação. Aproveite para varrer a sua casa mentalizando o mal sendo banido de todo da sua vida e do seu lar.

É uma data propícia também para despertar a criatividade e abrir-se para a poesia da vida.

Os incensos recomendados para o dia de hoje são manjericão, mirra e glicínia. Para as velas, as cores marrom, rosa ou vermelha.

4 comentários:

  1. Olá Agenda.

    Alguém pode me dizer se sabat é sábado mesmo?
    Eu acho que é mas tenho essa dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Cecile!
    ... Que todos os deuses celtas ,maias, indus indinos (Ganesha) e todos os demais deuses sol, lua....empurrem este frio para longe.
    Que a primavera chegue exuberante de flores,borboletas e pássaros.
    E se hoje é dia de varrer o mal as tristezas da nossa casa então muita vassora e vamos lá.
    Desejando um lindo domingo..
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá queridoca, mesmo vivendo meu MOMENTO SACI rs,rs,sr,sr,rs,rs,sr,segui sua orietnação , conesgui segurar a vassourinha e FUI VARRENDO, FUI VARRENDOOOOOOO, joguei tudo q não presta fora e p bem longe de mim, a casa está bem mais leve e cheirosinha rs,rs,sr,rs,rs,sr,rs...
    Super FINDE p vc e família, biejinsssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Boa noite à todas!
    Hely, Sabbath, vem do hebraico e significa descanso. É um dos oito feriados solares do ano. Um deles é o Imbolc. No hemisfério norte é celebrado no dia primeiro ou 2 de fevereiro.

    Vera, amém às suas palavras, rsrs.

    Rosana, sabia q vc não ia deixar de pegar na vassoura, rsrs.

    Obrigada pela visita de vocês, bjs e bom domingo para todas!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana