sexta-feira, 16 de julho de 2010

Teoria da Conspiração.

As teorias de conspiração começam quando um grupo de pessoas, ou organizações, manipulam um acontecimento.

Os objetivos dessa manobra não são revelados. É como se esse grupo ou organização despistasse a atenção das pessoas para alcançar outros objetivos ou mesmo para encobrir a verdadeira realidade.

Ou seja, quando pensamos que vivemos uma determinada realidade, estamos na verdade vivendo um outra realidade – a que nos foi induzida. A conspiração é tão bem feita para que a gente acredite na suposta versão que nem desconfiamos que ela seja algo produzido.

Mas passado o primeiro impacto, é provável que comecem a surgir falhas nessa realidade aparente, detalhes que não se encaixam. Então os véus vão caindo até que nos deparamos com a verdadeira realidade.

Só que muitas vezes a realidade inventada foi tão bem implantada em nossas vidas que não conseguimos substituí-la pela original. Uma minoria consegue enxergá-la mas a massa não consegue. E essa minoria acaba sendo marginalizada e sem sequer ter como provar as suas teorias.

Esses “cavaleiros da verdade” acabam sendo taxados de paranóicos. Será? Há também quem diga que quando não conseguimos entender determinado evento, dizemos que ele faz parte de uma conspiração.

Existem teorias da conspiração sobre tudo o que se possa imaginar. Temas que vão desde a chegada do homem à lua até aos atentados do 11 de setembro de 2001.

Neste sábado, dia 17 de julho, acontece um debate no Rio de Janeiro, sobre teorias da conspiração que dentre os temas abordados está o acobertamento dos Estados Unidos dos fenômenos de UFOs (Objetos Voadores não Identificados) e seus tripulantes.

Esse evento também vai falar sobre mais dois temas: Ashtar Sheran, um suposto comandante intergaláctico que estaria fazendo contato com médiuns no Brasil e no exterior e também sobre o filme Contatos Imediatos de Quarto Grau lançado esse ano. Confira.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

4 comentários:

  1. Bom dia querida. Desculpe a ausÊncia. Mas a semana tem sido desafiadora e difícil.
    Volto amanhã tá? Ou logo mais...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quem se interessa pelo assunto, já deve ter visto Zeitgeist. É de deixar pulgas atrás da orelha.

    ResponderExcluir
  3. É exemplo dessa teoria da conspiração, dessa realidade virtual da qual não conseguimos nos desvencilhar a trilogia Matrix - Matrix, Matrix Reloaded, Matrix Revolutions.
    Matrix tem como tema a luta do ser humano, para se livrar do domínio das máquinas. A humanidade cobriu a luz do Sol para cortar o suprimento de energia das máquinas. Como cada humano produz, em média, 120 volts de energia elétrica as máquinas começam a cultivá-los. Para tal os seres humanos passaram a receber programas de realidade virtual, que é um programa de computador ao qual todos são conectados. A Matrix simula a humanidade do final do século XX.
    Na última cidade de seres humanos livres, Morpheus, um visionário vislumbra em um dos habitantes da Matrix o escolhido. Neo é resgatado de seu casulo. A questão filosófica principal que o filme traz é justamente essa: O que é o real?
    Neo atinge o status de Escolhido, no sentido messiânico da palavra, ao ressuscitar e conseguir, dentro da própria Matrix, controlar o programa e derrotar os mecanismos antivírus.
    O filme é notório por suas inovações em efeitos especiais, mas seu verdadeiro valor é filosófico, ao explorar o tema da realidade confrontada à ilusão do cotidiano. O filme é repleto de mensagens sutis, dentre as quais a de que a máquina jamais controlará o homem, pois seu "comportamento" é baseado em programas e programas podem ser entendidos pela complexa mente humana que transcende a simples racionalidade da lógica ao constituir o ser integralmente. Por isso as mensagens do Oráculo, uma senhora que cozinha biscoitos, são aparentemente equivocadas e ilógicas, mas ao final condizem com a realidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite blog!
    Rafael, este documentário nos deixa com pulgas e outros bichos. rsrs. muito louco e ao mesmo tempo repleto de sentido.

    Teresa, gostei muito da análise que vc fez. Matrix conspiração total. Adoro essa trilogia, a história é muito rica e enigmática.

    Eliane, como sempre generosa. Se preocupe em ficar bem. Estou rezando pela sua recuperação.

    Boa noite a todos.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana