quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Árvore Mágica

Hoje celebra-se o dia da deusa Finlandesa Rauni, regente do trovão e esposa do deus do relâmpago.

Ela se materializava nas sorveiras, uma árvore mágica usada em rituais de proteção e defesa.

Sua madeira também servia para fazer varetas rúnicas e varinhas mágicas.

Conta a lenda que a sorveira e outras árvores de flores e frutos vermelhos, foram criadas num ato de amor físico entre essas duas forças da natureza, a regente do trovão e o deus do relâmpago. E a cor vermelho simboliza o fluído vital, o sangue, que anima a vida.

Na lenda Celta, a sorveira é chamada de Árvore da Vida. Os anciãos acreditavam que ela guardava segredos e por isso a chamavam também de Árvore Sussurrante.

Na Escócia, tinha o nome de Dama das Montanhas.

Na mitologia Germânica, era conhecida como Senhora das Runas e da Proteção.

Essa árvore simboliza a limpeza da mente e o despertar da nossa inspiração. Nos ajuda a entrar em sintonia com a natureza ampliando e abrindo espaços para um entendimento maior sobre o lugar que ocupamos nesse universo.

Ela denota um grande potencial de cura e nos ensina que é possível tirar das forças da vida, a cura.

Outro recado que ela nos dá é que sempre que se sentir inseguro diante de um acontecimento, mentalize a sorveira e busque encontrar a sua voz interior.

A imagem veio daqui.

2 comentários:

  1. Eu queria saber qual o simbolismo da árvore. Alguém pode me explicar melhor, por que todos os povos tem sempre uma história com uma árvore. Eu queria entender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Hely.
    A Arvore é um dos temas mais simbólicos e mais difundidos.
    Mesmo quando considerada sagrada, não é ela o objeto de culto. É a figuração simbólica de uma entidade que a ultrapassa e que ela (entidade) sim pode se tornar objeto de culto.

    A árvore também está em comunicação com três níveis: o subterrâneo através das suas raízes; a superfície da terra através de seu tronco e de seus galhos inferiores; e as alturas por meio de seus galhos superiores atraídos pela luz do céu.

    As raízes mergulhando no solo e seus galhos se elevando para o céu, a torna símbolo das relações entre céu e terra.

    E os 4 elementos também estão em contato com ela: a água circula nas raízes; a terra integra-se a seu corpo; o ar nutre as suas folhas e atritando um galho no outro tem-se o fogo.

    Hely, há muitas simbologias, muitas lendas e histórias envolvendo as árvores. Isso sem falar da importância que ela ocupa em nossas vidas e para as futuras gerações. É um tema para muitos posts. - Espero ter te respondido.

    Bjs e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana