sábado, 16 de abril de 2011

A Asteca Coatlicue.

Coatlicue é a deusa asteca da vida e da morte. Também mãe dos deuses da Lua, das Estrelas e do Sol.

É também chamada de Saia de Serpente. Recebeu esse nome porque usa uma saia de cascavéis que balançam.  Sua representação traz além das serpentes, penas e colares de caveira .

Conta a mitologia asteca que certo dia a deusa encontrou plumas com penugem branca e as colocou sobre seu peito. Apenas com esse gesto, Coatlicue ficou grávida. Os outros deuses, seus filhos, descobriram e juraram matá-la para impedir que o recém-nascido os suplantasse.

Apenas sua filha, Coyolxauhqul, a deusa da Lua, a avisou do perigo que corria. Por ter dedurado os irmãos, Coyolxauhqul foi decapitada pelo deus do Sol. Em sinal de luto, Coatlicue colocou a cabeça luminosa da filha no céu.

É considerada a criadora primordial, preexistente a qualquer outra criação. Coatlicue também governava a morte definindo o prazo de vida de todas as criaturas.



2 comentários:

  1. Os astecas eram sanguinários. Matavam criancinhas e também faziam oferendas com coração humano aos deuses. Espero que isso não exista mais em nenhum lugar do mundo. Desculpe minha sinceridade. Júlio.

    ResponderExcluir
  2. Olá Júlio... também tenho essa esperança!
    Muitos outros povos, até mais antigos que os astecas, já realizavam esses rituais. A vida humana de quem não era imperador ou rei valia muito pouco, nesse sentido. Mas o coração do guerreiro inimigo, por exemplo, valia muito. O que no final das contas não impedia o ritual.
    Os Astecas acreditavam que em breve haveria a destruição do “quinto sol” por terremotos e as oferendas, sacrifícios humanos, eram uma forma de agradar aos deuses para que fincando satisfeitos, prorrogassem o dia dessa destruição.
    Uma boa semana pra ti!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana