quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tambor, Bate Coração.

O tambor é um instrumento musical usado desde as mais remotas eras da história da humanidade. É possível que os primeiros tambores tenham sido feitos de troncos de árvores. Mais tarde, quando o homem passou a caçar, pôde usar a pele dos animais não só para as vestimentas mas também esticando-a sobre o tronco para produzir um som mais poderoso.

O tambor nas antigas civilizações também foi usado como meio de comunicação. E há na Bíblia referências ao tambor. Por exemplo, no Antigo Testamento, em Êxodo, 15:20 “após a passagem do Mar Vermelho, Miriam e as mulheres de Israel dançaram ao som de tamboris.”

No paganismo, o tambor é usado como um recurso para alcançar estados alterados de consciência seja ouvindo-o, dançando ao seu som ou tocando-o. O toque do tambor e a dança aumentam a energia de um ritual. O objetivo é inspirar ou estimular.

Nas religiões afro-brasileiras, tais como o Candomblé, Umbanda entre outras, o Tambor é chamado de atabaque. E também assume um papel sagrado de ligação com as divindades.

Diz-se que o Tambor é um catalisador de energias e que ao catalisar a energia que está ao nosso dispor no universo podemos nos curar e sermos curados.

O som do Tambor é como o som da batida de nosso coração. Ele pulsa em ritmos que se alteram.

Os Xamãs consideram o Tambor como o “cavalo” que os leva nas viagens a outros mundos. O ritmo da batida altera a percepção e o estado de consciência. Na visão xamânica, isso proporciona a cura, a meditação, o auto-conhecimento entre outros benefícios.

Experimente tocar um Tambor. Há quem diga que se uma pessoa está com dor, seja emocional ou física, a batida do tambor pode ajudar a pessoa e encontrar o seu centro, seu equilíbrio.

2 comentários:

  1. OLá!
    Só com muito barulho, muita batida de tambor, para afugentar as energias negativas....
    Vou formar uma charanga .....
    TumTumTum.....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vera!
    Charanga! Quanto tempo não escuto essa palavra, me lembra diversão.
    Um beijo e boa quinta pra ti.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana