domingo, 3 de abril de 2011

O Jaguar e a Lua.

É considerado um dos símbolos mais poderosos das Américas. Representa o poder, o conhecimento físico, a terra, a fertilidade, a magia e a majestade.

É um animal noturno. E o terceiro maior felino depois do Tigre e do Leão. Sua natureza é predadora e de aspecto destrutivo.

Existe uma crença antiga entre os índios da América Central, de que quatro Jaguares tomam conta das vias de acesso ao centro da aldeia. E seriam eles também animais míticos guardiãs dos campos de milho.

O Jaguar está relacionado à Lua e aos segredos do espírito obscuro do mundo.

Os xamãs costumavam vestir a pele do Jaguar ou máscaras os representando para simbolizar as habilidades de proteção e destruição desse animal. Também usavam sua pele para viajar no mundo dos espíritos.

Os Astecas, povo que viveu até meados do século 14, no Mèxico, acreditavam que, quando o Sol ia diariamente para sua jornada no Submundo, ele tomava a forma de um Jaguar. E entre os Maias, que também habitaram a América Central, as feiticeiras se apresentavam sob a forma de um Jaguar

Também é conhecido como onça-pintada e costuma ser encontrado em reservas florestais e matas cerradas do Brasil.

Em tupi-guarani é yaguara que significa o animal que come gente e do homem que briga. Na sabedoria indígena, aquele que está nas mãos do Jaguar, tem que ser Jaguar.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.


2 comentários:

  1. Lindo, majestoso e imponente. Fadinha, semana boa. Fique bem. Ando ocupada com médicos.Será que vou casar com um como minha mãe? Não dá mais!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane!
    Essa história de médico na família... já vi que é sonho de toda mãe, rsrsr.
    Beijos e boa semana pra ti também!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana