Seu culto teve origem na Frigia, em Anatólia.
Cibele era representada como uma mulher madura, coroada de flores e espigas de cereais. Também vestida com uma túnica multicolorida e carregando um molho de chaves na mão.
Em algumas representações, ela está cercada por leões ou segurando nas mãos várias serpentes.
De acordo com a lenda, Cibele se apaixonou por Attis. Mas ele a traiu e sem perdão, a deusa o castigou deixando-o louco. Em uma de suas loucuras, Attis mutilou a si próprio sangrando até morrer. No entanto, Cibele ficou condoída com sua morte e resolveu transformá-lo num pinheiro e de seu sangue nasceram violetas.
O templo de Cibele, que existia em Roma, foi transformado na Basílica de São Pedro. Isso aconteceu no século VI quando uma seita de cristãos montanheses que veneravam ainda a Deusa e admitiam mulheres como sacerdotes, foi declarada herética. A seita foi abolida e seus seguidores queimados vivos.
Bom Dia Cecile!
ResponderExcluirAinda bem que evoluimos "um pouco"...queimar hereges..barbáries e atrocidades daquela forma não existem mais, só algumas outras... que é bom nem comentar...
Bjs de segunda com muita vontade de conhecer a Basílica de São Pedro, vi em imagens na Internet o luxo , a ostentação...
Olá Vera!
ResponderExcluirÉ verdade, e pensar que até pouco mais de cem anos atrás ainda existiam certas barbaridades.
Quanto à Basílica, quem sabe, :)
Um beijo pra ti e boa terça!
Vejo q a história não tem nada a ver com a de Jesus, e alguns idiotas que ignora a mitologia real distorce só para causar problemas.
ResponderExcluirO seu blog merece muito conhecimento!
Obrigada! 😊
ResponderExcluir