sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Fada Madrinha.

Quem nunca ouviu falar de Fadas Madrinhas? E quem nunca desejou ter uma? Esbeltas ou até mesmo fofinhas, elas parecem adoráveis.

A Fada Madrinha é uma personagem muito comum nos chamados Contos de Fadas. É uma espécie de entidade mágica que protege e ampara seus protegidos aparecendo sempre para atender os seus desejos e cuidar dos seus interesses.

Diríamos que a Fada Madrinha dá uma espécie de empurrãozinho no destino. Foi assim com Cinderela, com Pinóchio, com a Bela Adormecida e por aí vai.

Em alguns contos a Fada Madrinha é uma senhora, geralmente de idade, que é encarregada de proteger alguém durante toda a vida. É comum nessas histórias, as princesas terem sempre uma ao seu lado.

Mas as mocinhas pobres também têm. E geralmente nesses contos tradicionais, essas fadas costumam oferecer pão e colocar moedas nas meias dos mais necessitados. Quase sempre sem que eles saibam.

Entre os gauleses, por exemplo, elas recebiam uma homenagem especial no dia de hoje.

Eles acreditavam que cada pessoa tinha a sua Fada Madrinha e que esta a acompanhava durante toda a sua vida. Então nesse dia, ofertavam um arranjo de flores para elas. Faziam um buquê com a maior variedade de cores possível e o colocavam na janela de suas casas. Colocavam ao lado dele também balas e doces.

A origem desse ritual é celta pois a Gália era o nome romano dado na Antiguidade para as terras do povo celta, na Europa Ocidental. Ela compreende o atual território da França, algumas partes da Bélgica e da Alemanha. E o Norte da Itália também.

Se você quiser entrar nessa energia mágica, oferte um buquê com essas características à sua Fada Madrinha. Coloque-o numa janela de sua casa e imagine que a Fada estará sempre por perto abrindo seus caminhos e tornando seus sonhos realidade.

2 comentários:

  1. Bom Dia Cecile!
    O texto descreve muito bem o que é uma fada madrinha. Eu e tantos outros primos meus temos realmente uma fada madrinha, se chama Olinda e está agora com 76 anos, magrinha, esbelta e companheira nas boas e sna más ocasiões, ajuda finaceiramente que dela precisar , sem cobrança e sem que a pessoa se sinta constrangida. Ajuda com hospedagem no seu apartamento para TODOS os que dela precisarem (sobrinhos, filhos de sobrinhos, amigos de outra cidade em fim todos)Pagou faculdade para muitos, cursos de pós e mestrado para outros tantos, presenteou a mim com uma geladeira nova há uns seis anos atrás, e assim vai, portanto hoje vou dar a ela um buquê de flores.
    Vou deixar em nome de todos, enquanto ela vai à missa.
    Eu tenho uma tia fada que é também minha madrinha. Que bom!!!!
    Bjs de sábado com a família reduzida só meu marido e eu...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Vera!
    Olinda, que nome bonito. Parece até um chamamento carinhoso : ô linda!
    É bonito a gente saber que existem pessoas boas assim no mundo. E que bênção conviver com ela. Vera, adorei saber que uma Fada Madrinha hoje está sendo homenageada de verdade, :)
    beijos, Vera, e que você e seu marido tenham um lindo domingo.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana