quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apolo, Deus Grego.

Hoje comemora-se o dia do deus grego Apolo.

Ele era a melhor e mais brilhante divindade grega. Era tão habilidoso quanto belo. Resplandecente. Sua imagem era de um jovem atraente e viril.

Ele e sua irmã gêmea, Ártemis, eram filhos de Zeus com uma Titã, Leto. Conta a lenda, que para dar à luz, Leto teve que fazê-lo na Ilha de Delos, pois todos os outros lugares temiam o poder do filho de uma Titã. Quando nasceu, Apolo jurou lealdade à sua lira e ao arco e prometeu revelar a vontade de Zeus através dos oráculos. Quatro dias depois, Apolo viajou para Delfos e matou um dragão que tentara contra sua mãe enquanto ela estava grávida. Essa batalha aconteceu no centro do mundo grego e tornou-se depois um dos principais templos de Apolo.

Ele era um dos doze principais deuses do Olimpo. Mas tal como os outros deuses, também tinha o seu lado obscuro. Embora ele fosse o patrono da medicina, suas flechas provocavam doenças nos seres humanos e ele podia ser cruel quando irritado.

Apolo era conhecido pelos seus casos amorosos. Mas não tinha muita sorte no amor. Dafne, uma ninfa da montanha, por exemplo, preferiu virar uma árvore de louro do que render-se ao Deus. Cassandra, filha de Príamo, Rei de Tróia, foi uma mortal que resistiu às investidas de Apollo mesmo ele tendo lhe concedido o dom da visão. Furioso, mas incapaz de lhe retirar o dom, fez com que suas profecias, embora se cumprissem, ninguém acreditasse nelas.

2 comentários:

  1. Vera do sulllllllll9 de fevereiro de 2011 08:45

    Bom dia Cecile!
    O deus Apolo deveria ser um espetáculo de homem,pq quando se vê um homem lindo, atlético diz-se que é um apolo, mas ele era danado também.
    Nada é perfeito ,né....
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vera! Apolo acabou virando um símbolo da beleza e do atletismo. Mas Apolo não era fácil mesmo. Era temido pelos outros deuses e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo. Apolo era ainda identificado com o sol e a luz da verdade. Ele fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação.
    Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana