quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ishtar, Rainha das Estrelas.

Hoje é o dia da Rainha das Estrelas, Ishtar, a personificação da complexidade feminina.

É uma das deusas mais poderoas do panteão Assírio. Sua figura surgiu da união das lendas e dos atributos de várias deusas com características semelhantes.

Era representada ora como mãe benevolente, virgem guerreira, amante exigente de vários deuses e mortais, e ora como anciã, conselheira, invocada nos julgamentos e nas decisões.

Quando regia a Lua e o planeta Vênus, se apresentava como guerreira destemida, na forma de estrela matutina ou como cortesã sedutora, na forma de estrela vespertina. Às vezes, as duas formas se fundiam e emergia a Senhora da Vida e da Morte.

Conta a lenda, que na juventude, Ishtar amava Tamuz, o Deus da Colheita. Dizia-se que esse amor causara-lhe a morte. Triste, a Deusa teria descido ao mundo dos espíritos na esperança de salvar o amado. Em cada um dos portões que passava, deixava uma peça da sua vestimenta. Quando chegou ao mundo dos espíritos, foi aprisionada. Durante esse tempo em que ficou presa, nenhuma criatura na face da terra deu à luz. Isso causou uma desolação no céu e na terra.

O pai de Ishtar, Sin, o Deus Lua, pediu então ajuda à Ea, Guardião da Sabedoria e encarregado de velar pelo Destino, para salvá-la. Ea prepara um encantamento que a Rainha do mundo dos espíritos se vê forçada a libertar Ishtar. A deusa presa é aspergida com a água da vida e tendo recolhido suas roupas em cada um dos portões, retornou para a liberdade.

4 comentários:

  1. Eram sete os portões do Hades, onde Ishtar foi procurar Tammuz. O desespero da Deusa nessa busca é uma alegoria bonita da alma em busca do espírito.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Cecile!

    Muito antagônica essa Ishtar, deusa das estrelas....
    E o poder do amor a Tammuz... quem pode dimensionar?
    Linda lenda,quanta interpretação se pode fazer sobre o que foi escrito.
    Bjs Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ea /Enki conta ele mesmo uma versão diferente em "O Livro Perdido de Enki" escrito por Zecharias Sitchin a partir da tradução de placas escritas em cuniforme Sumério com mais de 4000 anos.

    Porém esses "deuses" vivem milhares de anos e ao longo das épocas e em diferentes civilizações e territórios foram assumindo nomes diferentes. O nome original de Ishtar é Innana e Tamuz é Dumuzi. Acontece que o tal submundo náo é mais que a África do Sul e suas minas de ouro de onde não mais se voltava. Quem tomava conta daquilo era a rival de Innana, Ereskigal, salvoerro, e que ambicionava também ao poder sendo que a união de Innana, da familia de Enlil com Dumuzi, da família de Enki, era muito forte e prometia fazer com que alcançassem o poder, ie Dumuzi ser o Senhor da Terra, o Lord, o Senhor, deus, aquele que conhecemos na Antigo Testamento como YHWH/Javé/Jeová. Vale a pena ler o livrinho e um website duma doutora que estudou o assunto Sasha Lessin. Notem bem, isto não é lenda, é a verdadeira história da humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Vera, Ishtar era uma deusa poderosa, pelo visto!

    Anjinho, gostei de sua colocação. Vou ler e reler.

    bjs e bom dia!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana