quarta-feira, 21 de julho de 2010

Netuno, Rei dos Mares.

Hoje é o primeiro dia do festival romano que homenageia Netuno, deus dos mares e dos terremotos. Também o chamam de Deus da Irrigação.

Filho de Saturno, na mitologia Romana, Netuno e seus dois irmãos, Plutão e Júpiter, herdaram a Terra. Netuno ficou com os mares, Júpiter com os ares e Plutão com o mundo subterrâneo.

Considerado terrível e poderoso, Netuno também era o Deus criador dos terremotos. Percorria as profundezas do oceano num carro puxado por cavalos marinhos de ouro. Quando irritado, fosse por outros deuses ou por humanos, sacudia seu tridente para agitar as águas e provocar tempestades repentinas.

Quando de bom humor, enviava ventos favoráveis para os barcos chegarem com segurança a seus destinos.

O caminho por esse reino das águas nunca é linear. Ao contrário. É curvo, tortuoso. Nele, é difícil saber o quanto se anda e se realmente estamos na direção certa.

Em homenagem à Netuno, os marinheiros criaram o Festival da Neptunália. Um festival romano que ocorria no período de calor do verão, para se conjurar a seca e pedir proteção às atividades agrícolas. Duravam três dias.

Nesse evento eram realizados jogos e erguiam-se pequenas cabanas com galhos e folhas chamados de tabernáculos. E à sombra desses tabernáculos se realizavam banquetes ao ar livre.

O correspondente à Netuno na Mitologia Grega é Poseidon, filho de Cronos e irmão de Hades, o Rei dos Infernos, e de Zeus, Rei dos Céus.

Em Teresina, Piauí, haverá um encontro para debater e celebrar a Neptunália. Confira.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

4 comentários:

  1. Bom dia querida. Este é um tema fascinante.Muito atraente. Netuno, o mar, as lendas...Sensacional!
    Aprendi muito dele por causa da astrologia. Tem algo a ver? O que aprendi foi que ele rege tb o signo de Peixes. Verdade?
    Ah Netuno, não podia ser diferente. Poderoso pq tem o mar ao seu comando.
    Bom dia a todos. Não gosto muito de quartas feiras. rs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Eliane!
    É verdade, ele rege o signo de peixes. Netuno na astrologia se manifesta tanto pela inspiração, intuição, mediunidade como pela utopia, loucura e ansiedade.

    Sob a influência dele podemos ser crédulos e nos auto-iludirmos pois estaríamos vendo o que mais nos agrada.

    Quando se tem Netuno no mapa significa, dentre outras coisas, a tendência para escapar de uma determinada situação, realidade. E muitas vezes, ao nos vermos nela, não encontramos a direção para sair. Como estar numa embarcação sem leme. A solução, segundo a astrologia, é o caminho da auto-consciência. A transcendência.

    Entre suas características estão o amor incondicional, o desenvolvimento pela espiritualidade, e a intuição sobre a verdade.
    E também a transcendência das adversidades e intempéries da vida.

    Repare que sempre depois de uma tempestade vem a calmaria. E a gente olha e não acredita que outrora estava um caos. Ondas fortes, gigantescas, estrondos no céu e no mar e de repente tudo fica plano e plácido com aquele barulhinho calmante.

    Assim é Netuno. Ele não tem limites e lida com os extremos. É o tudo e o nada mergulhados na intensidade de seus atos.

    Todos temos algo desse deus das águas dentro de nós. Mais da metade do nosso corpo é composto por água e outros líquidos. E boa parte desse líquido alimenta nosso coração. Aliás, não foi a água que deu origem à vida?

    Mudando de assunto, para os católicos a quarta-feira é dia de se rezar pelas pessoas que precisam de uma cura. Mentalizemos, então.
    Beijos e boa quarta feira!!!

    ResponderExcluir
  3. Cecile, gostei muito da explicação. Obrigadíssima. Uma grande astróloga sempre me falou sobre isto. Vou sempre voltar neste tópico e reler.
    Tenho uma raiva danada deste Peixe chorão e que me faz enxergar o que não vejo atrapalhar a caminhada deste meu touro teimoso, trabalhador, que pode me trazer dindin e razão.
    Quando estou lúcida, lá vem Netuno com a Onda e derruba tudo que meu touro construiu. Um saco.
    Faz mapa, faz mapa.

    ResponderExcluir
  4. Estou ou melhor estamos precisando com urgência que Netuno sobre favoravelmente em nossa direção, precisamos de mudanças radicais o mais breve possível pq a tempestade que se abateu p aqui, só NETUNO p dar jeito rssr,rs,rs,rs,rs,sr e nada de ondas agora PEIXES vou comer todos rs,sr,sr,sr,sr,sr, cuidado Lilizinha!
    LIndos sonhos querida e vc me encantando sempre com seus posts fascinantes.
    Beijinsssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana