sábado, 10 de julho de 2010

Hella, a Deusa do Inferno

É a rainha monstruosa do além-mundo nórdico. Foi seu nome que deu origem à palavra inglesa hell, inferno.

Na mitologia nórdica, Hella foi banida por Odin para as profundezas do mundo subterrâneo formado por gelo e fogo vulcânico. A parte que lhe cabia neste submundo foi dado o nome de Helheim.

O lar desta deusa era o palácio Slitcold, que significa chuva de granizo, e de onde ela governava as almas de homens ou mulheres que tinham morrido ou de velhice ou por acidente ou por doença.

Lá, Hella recebeu o poder de dominar nove mundos ou regiões. E era para esse mundo subterrâneo que todos os mortos se dirigiam. Com exceção daqueles que morriam em combate e que eram levados para as Walquírias.

Metade do corpo de Hella era de uma linda mulher e a outra parte, um corpo terrível em decomposição.

Mas ela não era boa e nem má. Era simplesmente justa.

As tribos germânicas a chamavam de Holda, ou Bertha e acreditavam que ela acompanhava Odin na "Caça-Selvagem" para recolher as almas errantes e levá-las para recuperação em seus reinos, à espera de uma nova encarnação.

Na mitologia primitiva, antes de ser banida por Odin, Hella era a deusa da Terra, mãe boa e benéfica, sustentadora do fatigado e do faminto. Talvez por isso seja também identificada com Artêmis e pode agora ajudar-nos a obter coragem e força em nossas batalhas, mesmo que estejamos cansados.

A imagem veio daqui.

7 comentários:

  1. Bommmmmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaaaaaa queridíssima.
    Taí, esta eu não sabia. Este blog tem me ensinado muito. Agora só penso na Yoga.
    Mas neste finde, fico "de bobs", bobeira total.
    Na fé que a próxima semana será de notícias melhores. Beijokão como fala meu super amigo Haroldinho.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa tarde, Eliane!

    Que coisa essa, não, o nome inferno ter sido inspirado por uma mulher, ou melhor, deusa. rsrsrs.

    Mas sabe por quê?

    Conta ainda a história que Hella era filha do gigante Loki, Senhor do Fogo e do Movimento, e da giganta Angrboda, Senhora da Angústia e Mãe dos Monstros. Eles também tiveram como filhos uma serpente e um lobo.

    Odin, quando nasceram os filhos de Loki, procurou as deusas Nornes, que eram as responsáveis pela “Árvore do mundo”. Através delas podia-se ver o passado, presente e futuro. E elas o advertiram que os filhos de Loki seriam a ruína dos deuses.

    Então Odin prende a serpente no fundo do mar, isola o lobo numa ilha deserta e leva Hella para uma dimensão gelada onde os mortos permanecem e descansam. Ela também era conhecida como Deusa da Morte ou do Inverno.

    Eliane, querida, voltando ao nosso mundo, recarregar as energias é muito bom! Pense na Yoga mas não tenha pressa. Quando acontecer vai ser a hora.
    Também vou torcer por notícias melhores para esta semana.

    Fica na paz e muitas bjKKKKas também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito boa sua narrativa sobre os filhos de Loki e numa leitura interpretativa feita no cinema tentarão ilustrar a advertência das deusas Nornes em Thor ragnarok em 2016 e que supostamente seria a destruição dos deuses nórdicos com o evento que é denominado o título do filme (ragnarok).

      Excluir
  3. Boa noiteeeeeee Cecile, estes assuntos me encantam , pode ter certeza que seu blog está me inspirando mto com as historinhas qye conto p minha netinha, vão surgindo novos personagens e sei que ela vai amar!
    Adoro LOGO MAU, rs,rs,sr,sr,sr, pergunte só a Lilizinha, vc vai rir mto, lindooooo domingão p vc, beijinssssssss

    ResponderExcluir
  4. Ihhhhhhhhh, quiz dizer LOBOOOOOOO , to com soninho rs,sr,rs,sr,rs,sr beijinssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Papoula!
    Meu filho também prefere as histórias assustadoras. rsrsrs. Não sei porquê.
    Um beijo e bom domingo pra ti também!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana