quarta-feira, 7 de julho de 2010

Festival das Estrelas.

Conta uma antiga lenda japonesa que a princesa Orihime era uma excelente tecelã em seu reino, próximo à Via Láctea. Ela que tecia as roupas das divindades com os fios do arco-íris.

O rei, preocupado com a excessiva dedicação da filha, ordenou que ela desse passeios diários para se distrair. Ela então colocava o seu manto mágico e descia até a terra.

Em uma dessas vezes, quando a princesa estava se banhando num lago, o pastor Kengyu a viu e encantado com sua beleza escondeu seu manto. Sem o manto Orihime não pôde voltar para seu reino mas ao ver o pastor também se apaixonou.

Com o passar do tempo a princesa começou a sentir falta de suas tarefas antigas de tecelã. Até que um dia viu os passarinhos bicando algo no telhado. Era o seu manto mágico. Inconformada com a traição do amado e a saudade de sua vida anterior, ela veste o manto e sobe para cima das nuvens.

O pastor faz uma torre de bambus e consegue alcançar o reino de Orihime. Mas para ficar com a princesa ele passa por uma série de provas até que na última ele fracassa. Abre uma das melancias celestiais que não deveriam ser abertas. Desta fruta jorra uma enorme quantidade de água, tal qual um rio turbulento, que arrasta o pastor para bem longe da princesa e do seu reino.

Os deuses condoídos com o que acontecera com o casal lhes dão uma oportunidade de se encontrarem pelo menos uma vez no ano. É quando no dia sete do sétimo mês uma ponte de passarinhos se forma e os dois podem ficar juntos. Eles são representados pelas estrelas Vega e Altair, quando vistas muito próximas uma da outra.

O festival que celebra essa história chama-se Tanabata e teve início na Corte Imperial no século IX. Mas a popularização deste evento aconteceu mesmo em 1946 com o objetivo de incentivar o povo japonês a ter forças para reconstituir o País após a guerra.

Naquele ano, apesar de todas as dificuldades, incluindo a falta de alimentos, os enfeites foram pendurados em bambus e erguidos em vários pontos da cidade. Foram 52 bambus em Sendai, capital da província de Miyagui. No ano seguinte, com a visita do Imperador, este número subiu para 5.000.

Atualmente é uma das maiores festas populares do Japão. E aqui no Brasil também se comemora o Festival das Estrelas. Ele acontece todo ano na Praça da Liberdade, em São Paulo.

As pessoas escrevem seus desejos em tiras de papel colorido onde cada cor representa o que se deseja. Depois amarram-se esses papeis em feixes de bambu para que os desejos se tornem realidade. Confira a programação para o festival das estrelas deste ano aqui.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

8 comentários:

  1. Olá Maria,
    eu já tinha ouvido falar nessa história mas achei que era chinesa.
    Bom dia para vc.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hely!

    Esse mito japonês tem correspondente com o chinês. Muda o nome dos personagens e alguns detalhes. Mas a essência é a mesma.
    No Chinês faz referência a Zhinu, filha do Imperador de Jade. E nesse mesmo dia se comemora o encontro dos dois. Mas a celebração chama-se Qi-xi, e é similar também ao dia dos namorados do ocidente.

    Boa quarta-eira!

    ResponderExcluir
  3. Cecile queridoca, amooooooo suas postagens e esta linda história de hoje é o máximo!
    Seu blog é uma delícia e desde que te conheci passo por aqui, cantinho MÁGICO este viu?
    Beijins querida e continue com esta inspiração maravilhosa passando para nós todos estes assuntos preciosos.

    Papoula Apaixonada

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Papoula Apaixonada!
    A magia está nesse contato, fico feliz que esteja gostando.
    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Cheguei tarde mas em tempo. Ah vida. Histórias apaixonadas são lindas. e todo amor passa por tantas provas. Gostei da história, mas nossa...quantas nuances.
    Bom dia Cecile. Papoula apaixonada? Que nada. Papoula serelepe mesmo que com uma perna só.
    Boa tarde amigos do Blog. Vou procurar meu manto.
    Bem que Deus podia me dar uma mãozinha.

    ResponderExcluir
  6. Com licença Cecile, recadinho p Lili:
    Querida, papai do céu anda "cogilando" mtooooo, vamos tocar a VOVÓZELA p acordá-lo??? rs,rs,sr,rs,rs,rs,sr,assim quem sabe ELE acorda e te mostra o caminho a seguir, fica esperta!beijinsssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Eliane, Papoula, sintam-se à vontade!

    Tem manto mágico pra todo mundo. rsrsrs. Mas quem dá vida à eles somos nós realizando a maior e melhor magia que existe, que é viver. E vcs fazem isso tão bem!

    Beijos e boa noite para todos do blog!

    ResponderExcluir
  8. Cecile, ela anda me segindo e perseguindo ....srsrsrsrsrrs
    Papoula este Blog é séríssimo!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana