segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ix Chel, Deusa Maia.

Hoje se homenageava Ix Chel, a deusa Maia da Cura. Era também chamada de Deusa da Lua, da Fertilidade, da Procriação e das Profecias. E também de Deusa do Arco-íris.

Ix Chel era venerada na América Central e na Ilha das Mulheres, na península de Yucatan, no México.

Conta o mito, que um Deus poderoso chamado Itzama, criou o mundo e se casou com Ix Chel. Dessa união nasceram os deuses Yum Kaax, deus do Milho, e Ek Chuah, deus da Guerra. Suas filhas eram as deusas das águas, da noite e do paraíso.

É representada na figura de uma anciã derramando um jarro cheio de água sobre a terra ou também na figura de uma linda e sedutora mulher.

O templo de Ix Chel ficava na ilha Dcuzamil, da província de Ecab, hoje Cuzumel. Muitos peregrinos acorriam ao templo de Ixtel não só em busca de proteção tanto na gravidez quanto no parto mas também em busca de previsões sobre o futuro ou de uma cura física.

A libélula é seu animal especial. Ainda de acordo com o mito, quando Ix Chel foi quase morta pelo avô, por tornar-se amante do Sol, uma libélula cantou sobre ela até que se recuperasse.

2 comentários:

  1. Cura, fertilidade, profecia, arco-íris... essa deusa é polivalente, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Hely, também notei isso. mas acho que fazia parte do culto. Há quem diga que Ix chel é o arquétipo que contém os aspectos mais significativos da vida de uma mulher. Principalmente porque está relacionada com a Lua e suas quatro fases.
    Um bom feriado pra ti, bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana