terça-feira, 21 de junho de 2011

Kupala, a Deusa do Verão.

Os países eslavos festejavam no dia de hoje Kupala, a deusa do auge do Verão. Também era chamada de Deusa da Água, da Magia e das Ervas.

Na festa de Kupala, que se chamava-se Sobótka, costumava-se fazer uma efígie de mulher com a palha dos campos de trigo. Os casais jovens então pulavam as fogueiras segurando essa efígie e depois tomavam banho nos rios. No dia seguinte jogava-se a efígie na água do rio pedindo para que ela levasse consigo todos os males das pessoas.

É uma celebração feita durante o Solstício de Verão, no Hemisfério Norte, em que se honravam os dois elementos mais importantes: o fogo e a água.

Nos Bálcãs, também se reverenciava Kupala. Mas a efígie era feita com galhos de bétula e vestida com roupas de mulher. Já na Rússia, o nome dessa deusa era Kupal’nitsa e o seu par era Ivan Kupalo.

2 comentários:

  1. Olá!
    Muito bom festejar o verão. Amo esta estação, adoro o calor.
    Infelizmente para nós é inverno, frio...chuva...cinza....triste.
    Bjs quentinhos.

    ResponderExcluir
  2. Vera, boa noite!
    É verdade, estamos no oposto do Verão. No hemisfério norte, nos povos antigos, o verão era sinônimo de festa. Nós, do hemisfério sul, herdamos alguns costumes, principalmente os que foram adaptados do paganismo para a Igreja Católica. Amanhã é dia de Festa de São JOãoa, uma das heranças pagãs. Por fim, está tudo certo. Seja onde for, ou como for, as homenagens chegam aos seus destinatários de todo o jeito.
    Bom feriado prolongado pra ti, com muito chocolate quente para afugentar esse frio. bjsbjs!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana