sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa de São João.

A Festa de São João acontece em vários países, principalmente na Europa. É uma festa de origem pagã do Solstício de Verão, no hemisfério norte, que foi cristianizada no período da Idade Média como festa de São João. Há até uma história que diz que quando Isabel estava para dar à luz à João, acendeu uma fogueira no monte, para que sua prima Maria viesse em seu auxílio. Isso já teria sido combinado entre elas.

Esse costume foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Eles também deixaram essa tradição dos santos populares bem marcada na África, Ásia, Macau, Índia, Malásia, entre outros lugares. Na França também se comemora hoje a Festa de São João. Na Polônia é Noite de São João.

Também chamada de Festa junina ou Festa dos santos populares, faz uso de balões e fogos de artifício. Em Portugal os balões serviam para avisar que a festa iria começar. Atavam-se pequenos papéis aos balões com desejos e pedidos. Como os balões apresentam risco de incêndio, atualmente constituem uma prática proibida por lei em muitos lugares.

Aqui no Brasil, a Festa de São João é típica da região nordeste. Arraial é o local onde ocorrem os festejos. Também tem o Mastro de São João, a Quadrilha e comidas canjica, milho, pé de moleque etc.

Há uma simpatia chamada “papéis mágicos” feita na noite de São João que diz o seguinte: Escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo d'água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).

Hoje também é um dia importante para a Ufologia mundial. É chamado Dia do Disco Voador ou Dia Internacional da Ufologia. Confira aqui!

2 comentários:

  1. Bom Dia Cecile!
    Tua postagem , Genial....
    Quantas simpatias.... quantas brincadeiras e quanta comilança....
    Hoje as festas só acontecem nas escolas.... Aqui no meu condomínio fazemos , mas a participação é muito pequena....
    Bjs abençoados po São João.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera, obrigada! As festas juninas de rua também diminuíram. Uma pena, era tão bom!
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana