quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sun Tzu e a Arte da Guerra.

Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IVa.C. Era um profundo conhecedor das manobras militares. Escreveu A Arte da Guerra, um livro sobre essas manobras de combates e táticas de guerra. Veja abaixo um trecho do primeiro capítulo, que vai além de táticas de guerra. Na verdade, são princípios de análise, controle e superação.

Sun Tzu disse:

A guerra tem importância fundamental para o Estado. É o reino da vida e da morte. Dela depende a conservação ou a ruína do império. Deve ser examinada com cuidado e nunca negligenciada. A grande arte de guerrear implica em analisar a situação com base em cinco fatores:

Primeiro – Tao (caminho)

O primeiro é a lei moral, o caminho que faz o pensamento do povo estar em completa harmonia com o de seus governantes, levando-o a segui-los para viver ou para morrer, sem temer nenhum dos riscos.

Segundo – Clima

É a sombra e a luz, o calor e o frio, o tempo e a sucessão das estações. Aceitar ou desafiar essa condições determinará a vitória militar.

Terceiro – Terra

O terreno deve ser avaliado em termos de distância, facilidade ou dificuldade de locomoção, dimensão e segurança. A análise da situação da Terra define oportunidades de vida e morte.

Quarto – Líder

A liderança é a questão de inteligência, confiabilidade, humanidade, coragem e firmeza.

Quinto – Métodos

A doutrina resume a organização, o controle, a distribuição correta dos postos de comando, a ordenação das vidas de abastecimento e fornecimento do necessário às suas tropas.

Do livro: A Arte da Guerra, de Sun Tzu.

3 comentários:

  1. Ainda no primeiro capítulo, Sun Tzu nos dá uma aula de sabedoria através de um jogo de ação e reação entre os opostos:

    "Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada. Por isso, quando capaz, finja então ser incapaz; quando pronto, finja grande desespero; quando perto, finja estar longe; quando longe, faça acreditar que está próximo. Se o inimigo procurar alguma vantagem, seduza-o com uma armadilha. Se estiver desorganizado, ataque-o e conquiste-o. Se ele for muito poderoso, prepare-se para ele. Se ele possuir forças superiores, evite-o. Se ele for orgulhoso, provoque-o. Se ele for humilde, dê forças à sua arrogância. Se ele estiver descansado, faça-o desgastar. Se ele estiver unido, separe-o. Ataque-o onde ele se mostrar despreparado. Adote caminhos que sejam para ele totalmente inesperados.
    Para vencer uma batalha, o bom estrategista faz antes cálculos em seu templo, pois sabe que eles são a chave que o conduzirá à vitória. É calculando e analisando que o estrategista vence previamente a guerra na simulação feita no templo. Portanto, fazer muitos cálculos conduz à vitória, e poucos, à derrota. Quando examino a questão dessa forma, o resutlado da guerra torna-se evidente.
    Graças a esse método, eu, Sun Tzu, avalio a situação e o desfecho se perfilará claramente."

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida, ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, já copiei e vou guardar isto comigo, palavras de SÁBIO mesmo!
    Lindo dia Cecile, beijinhos no seu príncipe.

    ResponderExcluir
  3. Rosana, obrigada!
    Lindo dia pra vc também, beijo em ti e na pequena Joana!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana