terça-feira, 3 de maio de 2011

Festival de Bona Dea.

Na Roma Antiga se comemorava hoje o Festival da Bona Dea, a Boa Deusa. Esse termo descrevia a Deusa Fauna em seu aspecto de mãe da Terra e da abundância. Também chamada de Deusa do Bem-estar, era uma divindade dos campos e dos bosques pois habitava todas as árvores.

Seus rituais eram secretos, reservados apenas às mulheres e proibidos aos homens. Até os animais eram afastados e as estátuas masculinas, como não podiam ser deslocadas, eram cobertas. O encontro era realizado na casa de uma matrona rica com a presença de vestais, sacerdotisas, que conduziam a cerimônia.

Uma boa dica para hoje é reunir algumas amigas e preparar um ritual de cura através da energia da Mãe natureza. Use velas de cera de abelhas, ervas aromáticas, água de chuva, pedras de rio, conchas e pinhas. Todos esses elementos simbolizam um pedacinho da Terra. Depois ofereça tudo à Mãe Terra agradecendo e visualizando saúde e vitalidade para quem desejar.

2 comentários:

  1. O dia dessa deusa é 4 de dezembro. E o seu templo ficava no Monte Aventino. Era também deusa da cura. A cobra é seu atributo, um símbolo de cura, e serpentes foram mantidas em seu templo em Roma. Sua imagem foi encontrada em moedas. Júlio

    ResponderExcluir
  2. Bona Dea é uma divindade romana que se comemora no dia 2 de maio, com a celebração de um festival específico, não em setembro como o sr.anônimo afirmara. Bona Dea vem ao encontro dos humanos no atendimento às suas causas mais importantes. Para isso, diz a lenda, como o seu espírito habita todas as árvores, deve-se sentar sob a sombra de uma que você tenha escolhido e relaxar, contando sua história. É o dia de Bona Dea ouvir e atender aos nossos pedidos, afirmam os esotéricos mitológicos.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana