domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães.

Hoje, aqui no Brasil, se comemora o Dia das Mães.

A origem desta data tem quase um século. Tudo começou quando uma jovem camponesa norte-americana chamada Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Suas amigas, preocupadas com seu sofrimento, tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa. Anna quis que essa homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. E essa ideia fortalecia os laços familiares e o respeito pelos pais.

Foram três anos lutando para que fosse criado o Dia das Mães até que em 26 de abril de 1910 ela conseguiu que o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporasse esse dia ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Pouco tempo depois os outros estados norte-americanos também aderiram à comemoração. Em 1914, o 9 de maio, como o Dia das Mães, foi oficializado pelo então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson.

Durante a primeira missa, Ana enviou 500 cravos brancos para a Igreja de Crafton e um telegrama declarando que todos deveriam receber a flor. E para aqueles que tinham mãe falecida, deveriam receber duas flores. Para Anna, o cravo branco representa a pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Druante anos, mais de 10 mil cravos foram enviados por Anna para a Igreja. Posteriormente, os cravos passram a ser comercializados.

O sonho de Anna fora realizado mas com a popularidade do Dia das Mães, se tornou um dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para aqueles que vendiam cravos brancos. Anna tentou cancelar essa data em 1923 mas não teve sucesso.

A homenagem às mães é antiga. Na grécia por exemplo, a entrada da primavera era festejada em honra à Mãe dos Deuses, Rhea. No século XVII, a Inglaterra dedicou o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia elas não trabalhavam. Tinham permissão para ficarem em casa com saus mães.

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado em 1932 pelo então presidente do país, Getúlio Vargas. Ficou decidido que a comemoração seria no segundo domingo do mês de maio. E em 1947, passou a fazer parte também do calendário católico.

Feliz dia das Mães!!!

3 comentários:

  1. Algmas frases de famosos sobre MÃE:
    "Em geral, as mães, mais que amar os filhos, amam-se nos filhos." Friedrich Nietzsche)

    "Quando você é mãe, você nunca está realmente sozinha em seus pensamentos. Uma mãe sempre tem que pensar duas vezes, uma por ela e outra por seu filho." (Sophia Loren)

    "Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe."
    (James Joyce)

    "O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho." (Agatha Christie)

    "Tudo o que sou e que sempre desejei ser, eu devo a meu anjo Mãe."(Abraham Lincoln)

    "O coração de uma mãe é um abismo profundo em cujo fundo você sempre encontra perdão." (Honoré de Balzac)

    "O trabalho de um homem é de sol a sol, mas o trabalho de uma mãe nunca termina." (Autor desconhecido)

    "Deus não poderia estar em todos os lugares, por isso Ele criou as mães." (Provérbio Judeu)

    "A melhor escola - os joelhos de uma mãe." (James Russell Lowell)

    ResponderExcluir
  2. Querida Cecile!
    Obrigada pelas palavras e mais uma vez tenha um lindo, espetacular, fofo e divertido dia das mães.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera!
    obrigada.
    Espero que tenhas conseguido passar um dia das mães tranquilo, apesar das preocupações. Vou torcer por ti amanhã.
    Beijos e boa noite.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana