A história de Nossa Senhora de Caravaggio é uma história de fé. A aparição de Maria, mãe de Jesus, teria acontecido no município de Caravaggio, na Itália. Encontrava-se nos limites entre os estados de Milão e de Veneza. O ano era 1432. E a época, marcada por divisões políticas e religiosas. Pouco antes dessa aparição, havia ocorrido uma batalha entre Milão e Veneza.
Nossa Senhora teria aparecido à uma camponesa chamada Joaneta, no momento em que esta estava colhendo pasto distante 2km de Caravaggio. Orando e chorando, ela viu uma senhora que mais parecia uma rainha mas que se mostrava extremamente bondosa. Pedia-lhe para que não tivesse medo e que se ajoelhasse para receber a mensagem que lhe daria. Se anunciando como “Nossa Senhora”, disse que tinha conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e vindo anunciar a paz. E pede que o povo volte a fazer penitência, jejum nas sextas-feiras, ore aos sábados à tarde e construa uma capela em seu nome.
Joaneta, que na época tinha 32 anos e era tida como piedosa e sofredora pois seu marido tinha o hábito de lhe bater, levou ao povo e aos governante o recado da Virgem. Em suas visitas levava ânforas de água da fonte sagrada que sempre resultavam em curas milagrosas provando assim a veracidade da aparição que presenciara. Logo aconteceu a paz tão esperada na pátria e na própria Igreja. Até mesmo o marido de Joaneta melhorou com ela. Não se tem registros sobre o que aconteceu à Joaneta a partir daí.
No mesmo ano da aparição, o vigário do bispado próximo, colocou no local a primeira pedra para construir uma capela. Ao lado da capela foi construído um hospital para atender aos doentes que recorriam à ela. No século seguinte a capela foi destruída para se construir o atual templo. Esse santuário, que inicialmente tinha a função de hospedar os peregrinos e doentes, também se transformou num centro de aconselhamento matrimonial e familiar e um centro de espiritualidade. Passou por algumas reformas até chegar à construção de hoje.
O maior santuário brasileiro de Nossa Senhora de Caravaggio está na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Foram os imigrantes italianos que trouxeram para o Brasil essa devoção. Começou quando os italianos, já em terras brasileiras, sentiram falta de um lugar para a orientação espiritual. Até que um padre, também italiano, começou a fazer atendimento na casa das pessoas. E a primeira missa aconteceu em 1878. Mas logo viram a necessidade de construir uma capela. E assim o fizeram no local do primeiro atendimento. Ainda não sabiam que santo acolher, até que o italiano Natal Faoro ofereceu um pequeno quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, que trouxera da Itália. O quadro ficou no altar e a capela inaugurada em 1879.
Essa capela passou por diversas reformas até ser erguido o templo atual, em 1963. Ela possui uma das romarias mais tradicionais do Brasil. O mês de maio é tomado por romarias em Farroupilha. No primeiro final de semana é dos ciclistas. No segundo, a Cavalgada da Fé. E no terceiro, os motoqueiros. No último final de semana, é a romaria a pé. Reúne cerca de 250 mil pessoas todos os anos.
O tema deste ano é “Maria, ajuda-nos a cuidar da criação”. É um tema relacionado à preservação da natureza. O evento está em sintonia com a campanha da fraternidade de 2011 que é “Fraternidade e a vida no Planeta”.
Oração à Nossa Senhora de Caravaggio:
ResponderExcluirÓ Maria, Virgem Santa de Caravaggio,
do presépio até a cruz cuidaste do teu Filho,
e para Joaneta, foste consolação e fonte de paz.
Mostra-nos o Salvador: fruto do teu ventre, e ensina-nos a acolher Jesus e seguir seu Evangelho.
À tua proteção recorremos, ó cheia de graça, em nossas necessidades: livra-nos dos perigos; ajuda-nos a vencer as tentações; leva ao Senhor nossa prece e mostra que és nossa mãe, a mãe que ele nos deu.
Roga por nós, Nossa Senhora de Caravaggio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.
(Pe. Leomar Brustolin)