sábado, 19 de março de 2011

São José e o Anjo.

Esposo de Maria, pai de Jesus, José é considerado santo pela Igreja Católica. Foi carpinteiro em Nazaré e descendente do rei Davi de Israel.

Conta a história que José fora designado por Deus para se casar com a jovem Maria. E há uma tradição popular que diz que eram muitos os pretendentes. Para que um deles fosse escolhido, deveriam deixar seus bastões para que Deus lhes desse um sinal através deles. O sinal apareceu. O bastão de José havia florescido e todos reconheceram a preferência.
Quando noivos, mesmo sem terem dormido juntos, Maria contou à José que estava grávida. E enquanto ele ponderava o que deveria fazer, um Anjo lhe disse que a gravidez era obra do Espírito Santo.

Depois que Jesus nasceu, José tornou a ser visitado pelo Anjo, que lhe disse para fugir com sua família para o Egito a fim de escapar dos desígnios homicidas do rei Herodes.

Mais tarde, quando Herodes morreu, o Anjo apareceu pela terceira vez dizendo que José poderia voltar para Israel em segurança.

Acredita-se que ele tenha morrido à época que Jesus iniciara o ministério público.

São José é um dos santos mais populares. Foi proclamado “protetor da Igreja Católica Romana”. Considerado também “padroeiro dos trabalhadores” e “padroeiro das famílias”.

É o santo que intercede por todas as graças que necessitamos. Muitas vezes de maneira surpreendente e inacreditável.

3 comentários:

  1. Olá!
    Hoje dia de São José é também aniversário da minha cunhada Maria José ,que tem esse nome em homenagem ao Santo.
    Nâo sou muito devota dele, mas sei das suas virtudes.Que ele nos proteja.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Voltei!!!!
    Para dizer que vou tentar ver a lua ,hoje, pois o céu promete estar com muitas nuvens.
    Bjs para a Rosana e para ti também.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera!
    Espero que tenhas conseguido ver a Lua e parabéns à sua cunhada. O nome Maria José é forte, traz o nome de dois ícones da Sagrada Família.

    Um bom domingo para ti e deixo aqui uma oração à São José:

    Oração à São José:

    A vós São José, recorremos na nossa tribulação, e depois de ter implorado o auxílio da vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio.

    Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com o seu Sangue, e nos assistais, nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.

    Protegei, oh! guarda providente da Divina Família, a raça escolhida de Jesus Cristo;

    Afastai para longe de nós, oh! Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício; assisti-nos do alto do céu, oh! nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas;

    E, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada, do Menino Jesus assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

    Amparai a cada um de nós, com vosso constante patrocínio, a fim de que a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer, e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana