sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dia Mundial da Religião.

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Religião. A data foi criada, em 1949, com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo e com o desejo também de trazer mais fé e esperança ao povo.

A Religião acompanha o homem desde a época mais remota. Não importa o nome que receba, ela se baseia em rituais praticados sozinho ou em grupo e na crença de uma força maior. À esta “força” se dedicam sentimentos de amor, confiança e de respeito.

A maioria das religiões são teístas. Teísmo vem do grego Théos, Deus. É uma crença na existência de um Deus ou de Deuses. E nesse caso, pode existir a crença num Deus Supremo entre os outros Deuses. O Budismo por exemplo, é não-teísta. Assim como o Confucionismo e o Taoísmo.

Praticamente todas as Religiões também possuem narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida.

Noventa e cinco por cento da população no Brasil, têm uma religião. O Brasil é o maior país católico do mundo, com quase cento e vinte e cinco milhões de fiéis. Aproximadamente 74% da população do país.

Confira as principais religiões do mundo são:

Hinduísmo: Surgiu na Índia por volta de 1500 antes da Era Cristã.

Budismo: Surgiu também na Índia em 600 a.C.

Judaísmo: Teve início na Palestina (Israel) em meados do século XVII a.C.

Islamismo: Surgiu na Arábia Saudita.

Cristianismo: Surgiu na região da atual Israel.

Catolicismo: Ramo do Cristianismo.

A imagem veio daqui.

2 comentários:

  1. Olá maria, já ouvi dizer que um dia as religiões vão acabar. Será?

    ResponderExcluir
  2. Olá Hely, também já ouvi falar disso.
    Mas acho que religião é algo puramente terreno e que ainda deve existir por muito tempo. No cosmos, os seres não devem precisar dessa ligação para sentirem a essência do Criador.
    Bom domingo pra ti!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana