quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Huchi Fuchi e os Antepassados.

Hoje no Japão, a tribo Aino homenageia a deusa Huchi Fuchi, protetora das Famílias e dos Lares.

Fuchi é uma ancestral dessa tribo e é também supervisora dos afazeres domésticos ajudando na preparação dos alimentos, no aquecimento da casa e na prevenção de doenças.

O culto aos antepassados era muito comum na Antiguidade e até meados da Idade Média. Hoje em dia não se dá muito valor para a sabedoria dos mais velhos.

Mas é uma boa data para refletir sobre seus antepassados e agradecer o legado e as tradições que lhe deixaram.

Se você puder, faça uma árvore genealógica da sua família, ou se já a tem, pegue-a e medite sobre seus ancestrais. Relembre as dificuldades e conquistas de cada geração.

É uma forma de manter um elo não só entre os que já se foram, mas com aqueles que vão levar a história da sua família adiante.

A imagem veio daqui.

4 comentários:

  1. Olá!
    Mentalizar, pensar nos antepassados.... Sei que sofreram muito,como imigrantes,ganharam um pedaço de terra, algumas ferramentas e sementes e foram desbavando.... construiram as cidades e o progresso. Precisamos muito ser agradecidos por tudo o que ,com seu trabalho,torna a nossa vida mais fácil. A deusa Huchi Fuchi, só podia ser japonesa, de onde vem todo o respeito com os mais velhos e onde temos muito que aprender sobre tudo, educação, modo de vida, aproveitamento de espaço ..... em fim SERVEM de EXEMPLO.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Vera!
    Pois é, tem gente que nem se dá conta da importância disso.
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Maria Cecile!
    Estou pesquisando sobre mitologia africana para uma monografia. Desejo fazer contato com você pois vi algumas informações que me interessaram. É possível?
    maisafernan@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Maísa, td bem?
    Claro que é possível.
    Meu e-mail é cecileazambuja@gmail.com
    Fico no aguardo, bjs, Cecile.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana