quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Filosofia na vida de Joana D'Arc.


Há quase seis séculos a Igreja Católica cometeu uma de suas maiores injustiças: acusou Joana D’Arc de praticar bruxaria. E no entanto ela apenas ouvia vozes que lhe passavam uma missão a ser cumprida. Vozes estas que Noé e Moisés também disseram ouvir pois receberam uma missão. Vozes que não saíram de humanos, mas de seres supra-humanos. Mas nem por isso eles foram chamados de bruxos pela mesma Igreja.

Ainda uma adolescente, Joana lutou bravamente pelo seu país, a França. Depois quando capturada, foi prisioneira dos ingleses por dois anos até ser condenada à morte pelos franceses. Morreu queimada viva na fogueira aos 19 anos de idade no dia 30 de maio de 1431.

Hoje, a Nova Acrópole, uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e social promove uma palestra intitulada Joana D’Arc: sua vida e missão. Para quem gosta de filosofia é um bom programa e a entrada é franca. Começa às 19:3o. Anote o endereço:

End: Rua Carmela Dutra 101, Tijuca
Fone: (21) 2569 3628 - CEP: 20520-080 / Rio de Janeiro - RJ
rio@nova-acropole.org.br
Para maiores informações, e também palestras em outros locais, visite a página: http://www.nova-acropole.org.br

8 comentários:

  1. Joana Guerreira não inspira também outras religões?
    Consegue me explicar o sincretismo que a envolve?
    Beijos, cada vez mais cada vez me encanto com este blog. E minha amiga Ro de Sampa já colocou o retratinho aí. Outra guerreira.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Eliane. O espírito da guerreira casta, sensitiva e de heroína sacrificada acaba sendo absorvido por outras religiões. A bem da verdade é que ela já tinha em seu DNA a magia dos celtas. A intuição direta que lhe dera a revelação pessoal. Os celtas também além de possuírem o dom da vidência, não aceitam uma fé imposta.

    No candomblé, ela está associada ao orixá EWÁ, orixá das chuvas, rainha dos mistérios e da magia. Orixá que tem o poder da vidência, que protege as virgens e tudo que é inexplorável. Mas também pelo seu genuíno amor pela justiça e pela verdade até ao extremo sacrifício e pelas armas que empunhou, ela pode ser associada a outros orixás.

    ResponderExcluir
  3. Joana D’Arc era uma camponesa analfabeta, derrotou um exército, coroou um rei e depois de ser torturada moral e fisicamente por dois anos, numa jaula forjada especialmente para ela, ainda foi queimada viva na fogueira. Tudo isso aconteceu num espaço de dois anos. Vinte e cinco anos depois de sua morte ela foi absolvida pela Igreja. Mas já era tarde. Teve início então um irresistível crescimento de veneração à corajosa guerreira.

    Em 1855, a jovem Ermance Dufaux de apenas 14 anos, psicografou a vida de Joana D’Arc e a publicou num livro intitulado História de Joana D’Arc ditada por ela mesma. É muito interessante e alguns trechos deste livro podem ser encontrados em sites de busca na internet.

    ResponderExcluir
  4. Eliane, a vida está cheia de guerreiros, não é! Uns anônimos e outros nem tanto, mas que com seus exemplos nos incentivam a lutar também por aquilo que acreditamos. Todos de alguma forma fazendo a diferença e inspirando mais e mais guerreiros a percorrerem seus sonhos.

    E você bem conhece muito alguns destes guerreiros e guerreiras. :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog e site!
    Conheci por intermédio de Marco Antonio Petit!
    Já favoritei! E aliás, vc tem um olhar felino!
    Guerreira nata! E sábia nas palavras! Parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que tenha gostado, Klauss.
    E obrigada pelos elogios.

    Seja bem-vindo!

    ResponderExcluir
  7. Agri-doce essa e a palavra que me vem a mente para te definir. Atrelada a ela vem guerreira, vem sábia, vem mestra. Reverencio você como uma das pessoas mais iluminadas que eu conheço, uma honra ter te conhecido e privar da sua amizade. Adorei o Blog, virei fã seguidora e tudo o que o blog tem direito.
    Joana assim como todas as mulheres queimadas na fogeira eram sim canais e incompreendidas que foram e ainda somos, fogo nelas. Teresa D'Ávila escapou ao fogo e ardeu num fogo maior, é uma que sugiro vc escrever sobre. Beijos e parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Teresa... tenha a certeza de que para mim também foi muito bom conhecê-la. Sua determinação, fé e auto-confiança são o seu ponto forte. Fazem de você uma pessoa sempre para cima e pronta a dar uma solução. Daí eu retribuo, és uma guerreira que não cai. Não esmorece. Não foge à luta.

    Sim, a vida de Teresa D’Avila é muito interessante. Ela foi uma mulher de fibra. E também mística. Anotada a sugestão!
    Seja bem-vinda também!!!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana