sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Deusa Meditrina.

Hoje comemorava-se a Meditrinália em homenagem à deusa romana padroeira das artes curativas, Meditrina.

Nessa festa, as pessoas costumavam fazer uma procissão aos lugares sagrados levando frutas como oferendas e pedindo por uma cura ou agradecendo por tê-la alcançado.

Segunda a história desta deusa, ela usava o poder do vinho e das ervas para realizar as curas nas pessoas. Então, todos costumavam beber uma taça de vinho invocando Meditrina.

Se você quiser entrar em sintonia com a energia dessa deusa, hoje é um bom dia para se beber uma taça de vinho e invocar os poderes curativos dela.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Perfect Liberty.

A Perfect Liberty é uma religião originária do Japão e com uma forte influência do Xintoísmo e também da cultura Zen Budista. Mas diferente dessas duas religiões, a Perfect Liberty cultua um Deus único, o “criador de todas as coisas”.

Seu símbolo é o Omitamá, um disco solar simbolizando Deus e representado em 21 raios os 21 preceitos da Perfect Liberty.

O preceito “Vida é Arte” é o ensinamento raiz da doutrina. As pessoas nasceram para expressar sua própria individualidade em tudo.

Não existe um livro sagrado como a Bíblia, por exemplo. Mas existem os 21 preceitos e as 21 instruções para a Vida Religiosa. O objetivo da doutrina é criar uma nova cultura que promova a Paz Mundial.

Os preceitos são a síntese dessa doutrina, assim como deles se originam todos os ensinamentos e práticas religiosas dela. Eles teriam sido concedidos por Deus ao segundo fundador Tokuchika Miki na madrugada do dia 29 de setembro de 1946. O primeiro fundador foi seu pai, Tokuharu Miki. Ele havia fundado a doutrina antes da Segunda Guerra Mundial e se chamava “Caminho do Homem”.

Os 21 preceitos:
• 1. Vida é Arte.
• 2. A vida do homem é auto-expressão.
• 3. O Eu é a manifestação de Deus.
• 4. Há sofrimento se não se expressar.
• 5. Ao se deixar levar pela emoção perde-se o Eu.
• 6. Você existe na ausência do ego.
• 7. Tudo existe em relatividade.
• 8. Viva radiante como o sol.
• 9. Todos os homens são iguais.
• 10. Felicite a si e aos outros
• 11. Faça tudo confiando em Deus [23].
• 12. Há uma função conforme o nome.
• 13. Há um caminho para o homem e um para a mulher.
• 14. Tudo é e existe para a Paz Mundial.
• 15. Tudo é espelho.
• 16. Tudo progride e se desenvolve.
• 17. Capte o ponto central.
• 18. Postamo-nos sempre na bifurcação entre o bem e o mal.
• 19. Agir ao perceber.
• 20. Viva no estado da perfeita união material-espiritual.
• 21. Viva na verdadeira liberdade.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Deusa Celeste Mama Occlo.

Antigamente no Perú, festejava-se a deusa celeste Mama Occlo. Ela também foi deificada como mãe e deusa da fertilidade.


Em uma lenda, ela era tida como filha do Deus-Sol Inti e de Mama Quilla. Mamma Occlo seria irmã e esposa de Manco Cápac. Occlo e Cápac teriam emergido das águas do Lago Titicaca em seu barco de junco e imediatamente começado a trabalhar.

Mamma Occlo teria inventado a tecelagem e ensinado às outras mulheres. Juntos, os dois teriam ajudado a povoar e a civilizar o mundo. Foram considerados como fundadores da cidade de Cuzco, capital do império Inca.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

As Deusas Górgonas.

Hoje comemora-se as Górgonas, deusas gregas que detinham o poder oculto. Elas eram três: Euryale, Stheno e Medusa.

Seus rostos eram lindos e elas também tinham asas douradas. Mas seus corpos eram cobertos por escamas de lagartos e os cabelos formados por ninhos de cobras.

De acordo com o mito, elas eram dotadas de presas afiadas e garras metálicas. O olhar era tão terrível que petrificava quem ousasse encará-las.

As Górgonas viviam juntas além-mar, no mundo da noite. Suas irmãs mais velhas eram quem as protegia. Elas se chamavam Greas e tinham apenas um olho e uma presa.

Alguns estudiosos no assunto, acreditam que as Górgonas eram sacerdotisas lunares e que costumavam usar máscaras para assustar os visitantes indesejáveis. Outra hipótese, elas fariam parte de uma tribo de Amazonas da Líbia, que foram denegridas pelos gregos como sendo monstros.

A imagem veio daqui.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aibel, Fada Irlandesa.

Aibel ou Aoibhell era a Rainha das Fadas na mitologia irlandesa e a deusa principal delas na disnastia O’Brien. Era também chamada de “A Encantadora” e morava nas colinas sagradas chamadas Sidhe, morada das Fadas.


Diz a lenda que Aibel teria dado uma harpa de ouro para Meardha, filho de Murchadh, quando ele estava em Sidhe e soube da morte do pai. Quem ouve o som da harpa sabe que uma morte se aproxima.

Acreditava-se que as Fadas eram espíritos guadiães das pedras de Killaloe, cidade berço do rei Brien Boru, e onde os viajantes que ouviam o som de sua harpa mágica encontravam a morte. Para os irlandeses as fadas protegiam os bardos e os cantores, pois elas gostavam de ouvir e ensinar a tocar harpas.

A imagem veio daqui.

domingo, 25 de setembro de 2011

Os Anões Mágicos e Loki.

Ivaldi era um anão, um mestre-ferreiro do mundo subterrâneo, que junto com gnomos teria feito uma espada encantada para Cheru, deus da guerra na mitologia nórdica.

Os anões são muito freqüentes nos mitos e lendas nórdicas e germânicas. Eles não são bonitos mas têm uma inteligência superior. E de acordo com o mito, alguns conseguiam prever o futuro.

Os quatro filhos de Ivaldi teriam também fabricado a lança mágica do deus Odin, deus da Guerra, o navio mágico de Frey, deus da Agricultura, e os cabelos de ouro de Sif, deusa da Excelência e esposa de Thor.

Loki, o deus do fogo, da trapaça e da travessura apostou sua cabeça com o anão Brokk que seu irmão Eitri não conseguiria construir objetos com a mesma qualidade dos filhos de Ivaldi. Eitri fabricou então um porco-do-mato dourado para Frey, um anel dourado para Odin e um martelo para Thor. Durante a fabricação desses objetos, Loki se transformou numa mosca e tentou ferroar o anão para distraí-lo e errar. Só o martelo que ficou um pouco menor do que deveria ser, o que fez com que Thor tivesse que usar luvas para empunhá-lo.

Os deuses ficaram maravilhados com os objetos e os consideraram melhores que os dos filhos de Ivaldi. Loki perdeu a aposta mas não deixou que lhe cortassem a cabeça, conforme a aposta, pois esse ato feriria sua garganta que não estaria no combinado. Os deuses permitiram então que Brokk costurasse a boca de Loki para que este não se gabasse enquanto a linha não se desfizesse.


sábado, 24 de setembro de 2011

Hégira de Maomé.


No dia 24 de setembro do ano 622 de nossa Era, o profeta Maomé completava sua hégira de Meca à Medina.

Maomé foi um líder religioso e político. E também é visto como o último profeta do Deus de Abraão. Ele unificou várias tribos árabes permitindo as conquistas daquilo que viria a ser um império islâmico.

Os muçulmanos não o consideram um ser divino mas um dos mais perfeitos seres humanos.

Nascido em Meca, Maomé tinha por hábito retirar-se para orar e meditar nos montes perto da cidade. Em uma dessas vezes, em 612, ele teria recebido a visita do anjo Gabriel que lhe ordenou recitar uns versos enviados por Deus e comunicar que Deus o havia escolhido como o último profeta enviado à Terra.

Um ano depois, encorajado por familiares e amigos, Maomé começou a pregar em público e a proclamar a sua mensagem pela cidade. Maomé pregava que era um enviado divino com a missão de restaurar os ensinamentos originais do judaísmo e do cristianismo, que tinham sido corrompidos e esquecidos. Ganhou seguidores, incluindo os filhos e irmãos do homem mais rico de Meca. Sua religião ficou conhecida como islão, que significa “submissão à vontade de Deus". Mas muitos habitantes de Meca rejeitaram essa mensagem e começaram a persegui-lo, bem como aos seus seguidores.

Os primeiros muçulmanos começaram a abandonar Meca em 16 de julho de 622. O calendário islâmico tem início nesse dia em que a Hégira começou. Hégira pode ser traduzida como “fuga”, mas seu significado verdadeiro é “emigração” mas não no sentido geográfico. Configura uma separação em relação à família e ao clã. A viagem na época durava 9 dias. O destino era Yathrib, uma cidade cerca de 350 km à norte de Meca. Mais tarde ficou conhecida como Medina.

Meca já era um centro de peregrinação politeísta e seus dirigentes não queriam uma religião monoteísta. Os mequenses tentaram obrigar Maomé a deixar sua missão religiosa mas foi em vão. O número de seus seguidores aumentava cada vez mais.

No entanto, familiares de Maomé começaram a ser ameaçados. E o próprio profeta sofreu abusos. Foi apedrejado e atirado contra espinhos e lixo. E antes que seus inimigos conseguissem assassiná-lo, Maomé se viu obrigado a abandonar Meca. Chegou à Medina no dia 24 de setembro.

Depois de algumas guerras, acordos e desacordos, Maomé conquistou Meca e apesar de ele não os ter forçado, muitos habitantes de Meca converteram-se ao islão. Em Meca, Maomé destruiu os ídolos na Caaba e em outros pequenos santuários.

O profeta morreu em 632 e não deixou sucessores mas o Islã continuou se expandindo. Conquistaram a Pérsia, Bizancio, Península Ibérica, o Norte da África entre outros. E passaram a controlar as principais rotas mediterrânicas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Neptuno, Planeta Azul.

Neptuno é o oitavo planeta do Sistema Solar e o último, em ordem de afastamento a partir do Sol. Foi descoberto no dia 23 de setembro de 1846. É o quarto maior planeta, do nosso sistema, em diâmetro, e tem 17 vezes a massa da Terra.


Recebeu o nome do Deus dos mares e seu símbolo astronômico é uma versão estilizada de um tridente de Neptuno.

A descoberta de Neptuno deu-se diferente da dos outros planetas. Foi por previsão matemática e não por observação empírica. Sua atmosfera é notável pelos seus padrões climáticos activos e visíveis. Como por exemplo, os ventos. Os ventos que ocorrem em Neptuno são os mais fortes de qualquer outro planeta do sistema solar. Podem chegar a atingir 2.100 km/h.

A sonda espacial Voyager 2 já voou no espaço de Neptuno, em 25 de Agosto de 1989. A sonda identificou importantes detalhes da atmosfera do planeta, confirmou a existência de cinco anéis e detectou novas luas além das já descobertas. A temperatura na alta atmosfera do Planeta é geralmente próxima de -218 °C. É um dos mais frios do sistema solar, devido à sua grande distância do sol.

Galileu parece ter observado Neptuno por volta de 1612. Nos seus desenhos astronômicos, ele pensou que se tratasse de uma estrela fixa. Na ocasião em que fez a observação, Neptuno havia iniciado o período retrógrado do seu movimento aparente no céu e também não poderia ser percebido da Terra por meio dos instrumentos que Galileu dispunha.

Os astrônomos Urbain Le Verrier e Johann Gottfried Galle foram os responsáveis pela descoberta em 23 de setembro. Dezessete dias depois, o astrônomo inglês William Lassell descobriu o seu principal satélite, Tritão. Em meados do século XX, Gerard Kuiper descobriu a segunda lua de Neptuno, Nereida. E Harold Reitsema, em 1981, descobriu a terceira lua, Larissa. As outras 10 luas foram detectadas pela sonda Voyager 2.

A escolha do nome do Planeta gerou alguns conflitos. Chegou a ser chamada de Jano, Oceano e até de Le Verrier. Mas Neptuno acabou se tornando internacionalmente aceito. Neptuno na mitologia romana, é o deus dos mares, identificado com o grego Poseidon.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Estação da Primavera.

Amanhã tem início a Estação da Primavera no Hemisfério Sul e recebe o nome de Primavera Austral. No Hemisfério Norte, é Primavera Boreal.

Tem início também o Equinócio de setembro. Nesse dia, o dia e a noite têm a mesma duração. E a cada dia que passa, o dia aumenta e a noite diminui.

Inspirado nesse mês está o Bougainville que também recebe o nome de Primavera e uma ave brasileira, chamada Ave Primavera.

A Estação da Primavera é consagrada à Hermes, o mensageiro dos deuses. O Verão, a Apolo, o deus solar; o Outono, a Dionísio; o deus do vinho; o Inverno, a Hefesto, o deus das artes do fogo e dos metais. A sucessão das estações marca o ritmo da vida como as etapas do nascimento, formação, maturidade e declínio.

As estações também podem ser representadas pelas artes da seguinte forma: a Primavera por um cabrito, arbusto, guirlanda de flores; o Verão por um dragão cuspindo fogo, um feixe de trigo, ou uma foice; o Outono por uma lebre, parras, cornucópias com muitas frutas; o Inverno por uma salamandra, um pato selvagem ou o fogo na lareira.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz celebrado hoje, foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981.

A ONU proclamou esse dia como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas que façam algo a favor da paz.

Segue abaixo uma lista dos últimos 25 premiados com o Nobel da Paz por terem contribuído a favor dela:

2010 - Liu Xiaobo (ativista chinês) "pela sua longa e não-violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China"

2009 - Barack Obama (presidente dos Estados Unidos) "por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos"

2008 - Martti Ahtisaari (ex-presidente da Finlândia), "por seus esforços em vários continentes, em mais de três décadas, para resolver conflitos internacionais" *

2007 - Al Gore (ex-vice-presidente dos EUA) e o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, "pelos esforços em construir e disseminar grande conhecimento sobre as ações do homem na mudança do clima e por assentar os fundamentos para as medidas necessárias para contra-atacar tais mudanças"

2006 - Muhammad Yunus (economista de Bangladesh) e o Grameen Bank "por seus esforços em criar desenvolvimento econômico e social a partir de baixo [das camadas populares]"

2005 - Agência Internacional de Energia Atômica e Mohamed El Baradei (diplomata egípcio), "por seus esforços em prevenir o uso da energia nuclear com objetivos militares e por garantir que a energia nuclear para fins pacíficos seja usada da maneira mais segura possível"

2004 - Wangari Maathai (ativista ambiental do Quênia) "por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, à democracia e à paz"

2003 - Shirin Ebadi (ativista de direitos humanos iraniana) "por seus esforços pela democracia e pelos direitos humanos, especialmente nos direitos das mulheres e das crianças"

2002 - Jimmy Carter (ex-presidente dos EUA) "por décadas de esforço para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, para promover a democracia e os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social"

2001 - ONU e Kofi Annan (ex-secretário geral da ONU) "por seu trabalho por um mundo mais organizado e pacífico"

2000 - Kim Dae-jung (ex-presidente da Coreia do Sul) "por seu trabalho pela democracia e os direitos humanos na Coreia do Sul e no Sudeste Asiático de maneira geral, e pela paz e reconciliação com a Coreia do Norte em particular"

1999 - ONG Médicos Sem Fronteiras, "em reconhecimento ao trabalho humanitário pioneiro em diversos continentes"

1998 - John Hume (líder católico da Irlanda do Norte) e David Trimble (líder protestante da Irlanda do Norte) "por seus esforços em encontrar uma solução pacífica ao conflito na Irlanda do Norte"

1997 - Campanha Internacional para Banimento das Minas (ICBL) e Jody Williams (ativista americana) "por seu trabalho pela proibição de minas terrestres"

1996 - Carlos Filipe Ximenes Belo (bispo timorense) e José Ramos-Horta (presidente do Timor Leste) "por seu trabalho rumo a uma solução justa e pacífica para o conflito no Timor Leste"

1995 - Joseph Rotblat (físico britânico), Pugwash Conferences on Science and World Affairs [Conferências Pugwash sobre Ciência e Negócios Mundiais] "por seus esforços para diminuir o papel das armas nucleares na política internacional"

1994 - Yasser Arafat (líder palestino), Shimon Peres (ex-chanceler israelense), Yitzhak Rabin (ex-premiê israelense), "por seus esforços em estabelecer a paz no Oriente Médio"

1993 - Nelson Mandela e Frederik Willem de Klerk (ambos ex-presidentes da África do Sul) "por seu trabalho no fim pacífico do regime do apartheid e por assentar os fundamentos de uma nova e democrática África do Sul"

1992 - Rigoberta Menchú Tum (líder indígena da Guatemala) "em reconhecimento ao seu trabalho pela justiça social"

1991 - Aung San Suu Kyi (líder política de Mianmar) "por sua defesa não violenta da democracia e dos direitos humanos"

1990 - Mikhail Sergeyevich Gorbachev (último presidente da União Soviética), "por seu papel de liderança no processo de paz que hoje caracteriza partes importantes da comunidade internacional"

1989 - 14º Dalai Lama (líder espiritual do Tibete), por seus esforços pela liberação do Tibete sem o uso da violência
1988 - Forças de Paz da ONU, pelo papel das forças de paz na solução de conflitos armados

1987 - Oscar Arias Sánchez (presidente da Costa Rica) "por seu trabalho pela paz na América Central"

1986 - Elie Wiesel (ativista judeu-americano) por defender a justiça e a memória dos judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial





terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prece de luz.

Senhor, clareia-nos o entendimento, a fim de que conheçamos em suas conseqüências os caminhos já trilhados por nós; entretanto, faze-nos essa concessão mais particularmente para descobrirmos, sem enganos, as estradas mais retas que nos conduzem à integração com os teus propósitos.

Alteia-nos o pensamento, não somente para identificarmos a essência de nossos próprios desejos, mas sobretudo para que aprendamos a saber quais os planos que traçaste a nosso respeito.

Iluminai-nos a memória, não só de modo a recordarmos com segurança as lições de ontem, e sim, mais especialmente, a fim de que nos detenhamos no dia de hoje, aproveitando-lhe as bênçãos em trabalho e renovação.

Auxilia-nos a reconhecer as nossas disponibilidades; todavia, concede-nos semelhante amparo, a fim de que saibamos realizar com ele o melhor ao nosso alcance.

Inspira-nos ensinando-nos a valorizar os amigos que nos enviaste; no entanto, mais notadamente, ajuda-nos a aceitá-los como são, sem exigir-lhes espetáculos de grandeza ou impostos de reconhecimento.

Amplia-nos a visão para que vejamos em nossos entes queridos não apenas pessoas capazes de auxiliar-nos, fornecendo-nos apoio e companhia, mas, acima de tudo, na condição de criaturas que nos confiaste ao amor, para que venhamos a encaminhá-los na direção do bem.

Ensina-nos a encontrar a paz na luta construtiva, o repouso no trabalho edificante, o socorro na dificuldade e o bem nos supostos males da vida.

Senhor, abençoa-nos e estende-nos as mãos compassivas, em tua infinita bondade, para que te possamos perceber em espírito na realidade das nossas tarefas e experiências de cada dia, hoje e sempre.

Assim Seja.

Emmanuel.

A imagem veio daqui.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Deusa Gula

Hoje celebrava-se na Babilônia a deusa Gula, a Grande Mãe doadora e destruidora da vida. Também era chamada de Grande Curadora pois tinha tanto o poder de curar doenças quando infligi-las.

Em algumas representações estava cercada por uma aura de oito raios de calor vital. O calor que tanto sustenta quando destrói a vida.

Gula vivia num jardim no centro do universo cuidando da Árvore do Mundo e distribuindo seus frutos com os que a reverenciavam. Às vezes estava acompanhada de um cachorro que representava a guarda de seu espaço. E quando aparecia com as duas mãos levantadas em prece, estava mostrando a postura apropriada para lhe pedir ajuda.

Hoje é uma boa data para avaliar suas limitações de espaço e seus hábitos compulsivos.

domingo, 18 de setembro de 2011

Bandeira do Brasil, Símbolo Nacional.

Hoje é dia dos símbolos Nacionais. Dentre eles está a Bandeira Nacional.

A atual Bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, tendo suas cores e dimensões estabelecidas por um decreto-lei.

O significado de cada cor e forma da bandeira não foi especificado no decreto. Mas foi popularmente interpretado o verde representando as florestas, o amarelo, os minérios e o azul, o céu. As estrelas, representando os Estados que formam a União, e a faixa branca estão de acordo respectivamente com os astros e o azimute no céu do Rio de Janeiro na manhã de 15 de novembro de 1889, às 8h30m. Devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.


O lema Ordem e Progresso, sempre na cor verde, é uma abreviação do lema político positivista de autoria de Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.”

Euclides da Cunha declarou: “O lema de nossa Bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política.”


sábado, 17 de setembro de 2011

Deusas Maat e Têmis

No horóscopo Egípcio, o período de 16 de setembro a 15 de outubro corresponde à deusa Maat. Ela é a deusa da verdade, da justiça, da lei e da ordem.

Conta a mitologia que Maat nasceu da pena de uma andorinha que havia se apaixonado pelo deus Rá, e dele recebido um Raio. Se Maat não tivesse nascido, toda a criação divina como a Terra e seus habitantes, por exemplo, teriam sido consumidos pelo caos.

O número de sorte para os regidos por Maat é o 6. A cor é azul e a flor rosa. O dia da semana é sexta-feira.

No signo astrológico do Zodíaco, ainda estamos sob a influência de Virgem, que vai de 23/8 a 22/09. E cuja constelação, sob o prisma mitológico grego, é identificada com uma deusa que também rege a justiça, Têmis.

Conta a lenda que Têmis desgostosa com o comportamento humano, ascendeu ao céu se transformando numa Constelação. Em outra versão, a Constelação é identificada com Astrea, filha de Zeus e Têmis. Astrea teria vivido entre os homens durante a Idade de Ouro, mas com a decadência da humanidade, retirou-se para o céu onde foi transformada em Constelação. A balança, o símbolo da deusa, se transformou na Constelação de Libra.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São Cipriano de Cartago.

Hoje é dia de São Cipriano, bispo de Cartago. Além de santo e defensor da unidade cristã, foi também um grande orador.

Cipriano veio de uma família rica de Cartago, capital romana, à época no norte da África. Antes de se converter ao cristianismo, foi advogado e professor. Era muito conhecido pela sua eloquência em defender seus pontos de vista nos tribunais.

Convertido aos 35 anos de idade, tornou-se um especialista em textos bíblicos. E quando foi escolhido para bispo de sua cidade se empenhou na organização da Igreja na África. Contribuiu muito também para a criação de uma literatura latino-cristã. Deixou vários escritos, principalmente em cartas, documentando sua fé e devoção cristã. Se revelou um verdadeiro mestre da moral de Cristo.

Foi sagrado bispo num período difícil da igreja africana. Era época de perseguições aos cristãos. E uma terrível peste também assolou o norte da África também.

O bispo viveu durante alguns anos escondido para escapar da perseguição e continuar prestando serviços cristãos. Mas foi denunciado, preso, processado e depois morto no dia 14 de setembro. Sua festa é celebrada no dia 16 de setembro.

Seu nome verdadeira era Táscio Cecílio Cipriano e uma de suas máximas era: “Você não pode ter Deus para seu pai, se não tem a Igreja como sua mãe”.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Festival dos Mistérios Eleusis.

Hoje tinha início na Grécia, os Grandes Mistérios de Eleusis, eram os Mistérios da Mãe e da Filha. O mito de Perséfone. Era um festival oriundo da colheita dos cereais.

Na véspera desse dia, pegavam-se os objetos sagrados de Deméter, chamados de "sacra" e os levavam para o templo. Eles eram trazidos pelas sacerdotisas, que percorriam em silêncio os 30 kilometros que separavam a cidade de Atenas. Os "sacra" eram depositados no Eleusinion, santuário de Deméter na Ágora de Acrópolis. No dia seguinte, os objetos eram purificados no mar.

A imagem veio daqui.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Templo Kailasa.

Kailasa é um Templo indiano e considerado uma das maiores estruturas do mundo. Cerca de 2,4 milhões de toneladas cúbicas de pedras foram removidas durante a sua construção, no século 8. Foi esculpido numa encosta.

Seus construtores usaram cinzel de uma polegada e levou 200 anos para ficar pronto.

O Templo Kailasa foi dedicado à Shiva, o deus hindu e há uma versão que diz que foi construído pelos deuses que vieram dos céus em máquinas voadoras. A planta do templo foi feita com desenhos religiosos que representam o cosmos. Ele tem um santuário de animais, uma varanda, um salão principal e um lugar sagrado. Todos possuem painéis talhados e esculturas.
É um Templo que atrai os caçadores de mistérios antigos que vêm em busca de pistas sobre a sua construção e as vinculam a outras civilizações antigas.

O Templo de Kailasa está incluído no sítio “Grutas de Ellora”, Patrimônio Mundial da UNESCO.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Compartilhar...

Quando você compartilha algo, o que sobra multiplica-se e cresce.
W. Clement Stone

Se você não puder alimentar cem pessoas, alimente ao menos uma.
Madre Teresa.

Vivemos com o que recebemos, mas construímos nossas vidas com o que damos.
Winston Churchill

Há duas formas de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que reflete.
Edith Wharton

Dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também.
São Lucas, 6:38

Você só ficará com aquilo que der.
Sheldon Kopp

Não sei qual será o seu destino, mas há algo que posso lhe garantir: os únicos dentre vocês que serão realmente felizes são aqueles que buscaram e descobriram uma forma de servir.
Albert Schweitzer

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dia do Nome de Maria.

Hoje é dia do Santíssimo Nome de Maria. Também chamado de Festa do Santo Nome de Maria ou apenas Santo Nome de Maria.

Essa festa havia sido instituída e vem sendo realizada desde 1513 em Cuenca, na Espanha. Mas era comemorada no dia 15 de setembro. Mudou de data algumas vezes até chegar ao 12 de setembro.

Os cristãos iam lutar contra os turcos na Batalha de Viena, em 1863, quando antes da batalha, o rei Jan Sobieski colocou suas tropas sob a proteção da Virgem Maria. Os cristãos venceram os turcos no embate que ficou conhecido como Batalha de Maria.O então Papa Inocêncio XI, para homenagear a Virgem, estendeu esta festa para toda a Igreja instituindo o 12 de setembro.

domingo, 11 de setembro de 2011

Mistérios do 11/09.

Circula pelos sites de busca na internet e nos e-mails trocados entre amigos um texto que suscita uma indagação: Coincidência ou Superstição? Veja porque e tire suas próprias conclusões:

"O 11 é, coincidência ou não, um número de destaque inquietante nesse evento:

New York City = 11 letras.
Afghanistan = 11 letras.
The Pentagon = 11 letras.
George W. Bush = 11 letras.
Ramzi Yousef = 11 letras (planejou o primeiro atentado ao WTC em 1993)
Lobo Zagallo = 11 letras (e não 13, o que é muito suspeito...)

Até aqui, meras coincidências ou casualidades forçadas. Mas agora começa o interessante...
1 - Nova Iorque foi o 11º estado a se juntar à União dos EUA.
2 - O primeiro dos vôos que atingiu as Torres Gêmeas era o Nº 11, que levava a bordo 92 passageiros; a soma dos seus algarismos dá: 9+2 = 11.
3 - O outro vôo que bateu contra as Torres levava 65 passageiros; a soma dos seus algarismos dá: 6+5 = 11.
4 - As vítimas totais que faleceram nos aviões eram 254: 2+5+4 = 11.
5 - A tragédia aconteceu no dia 11 de Setembro, ou seja, 11 do 9; a soma dos seus algarismos dá: 1+1+9 = 11.
6 - O dia 11 de Setembro é o dia número 254 do ano: 2+5+4 = 11.
7 - A partir do 11 de Setembro sobram 111 dias até o fim do ano.
8 - Cada uma das duas torres tinham 110 andares.
9 - Se pensarmos nas Torres Gêmeas, damo-nos conta que tinham a forma de um gigantesco número 11.
10 - E, como se não bastasse, o atentado de Madrid aconteceu no dia 11.03.2004. Somando estes algarismos dá: 1+1+0+3+2+0+0+4 = 11.
11 - Este atentado aconteceu 911 dias depois do de New York. Somando os seus algarismos dá: 9+1+1 = 11."

sábado, 10 de setembro de 2011

Disnomia, Lua de Éris.


Em 10 de setembro de 2005 foi descoberta a existência de uma Lua no planeta-anão Éris. À Lua foi dado o nome de Disnomia. Estima-se que ela seja oito vezes menor do que Éris. E também sessenta vezes menos brilhante. Sua provável órbita em torno de Éris é por cerca de 14 dias.

Disnomia é 8 vezes menor que nosso satélite lunar. E está 10 vezes mais próximo de Éris do que a Terra está da Lua.

Éris foi descoberto em 5 de janeiro de 2005 e está numa região conhecida como disco disperso no sistema solar. Provavelmente é o maior planeta anão do nosso Sistema. Quando descoberto, começou a ser identificado como “décimo planeta” pois seu diâmetro estimado era maior do que o do ex-planeta Plutão.

Ele se movimenta lentamente no espaço, sua órbita é de cerca de 560 anos. Éris é suficientemente brilhante para poder ser visto mesmo com um telescópio simples. Como sua órbita é inclinada, demorou a ser descoberto. Até porque a maioria das pesquisas para corpos celestes do sistema solar era concentrada no plano eclíptico. Acredita-se que é composto por uma mistura sólida de gelo e rocha.

O planeta-anão recebeu esse nome porque Éris na mitologia é a deusa da Discórdia. A descoberta de Éris lançou a discórdia entre os astrônomos quanto à definição do que era ou não um planeta. Isso causou, indiretamente, a descida do estatuto de Plutão de “planeta” para “planeta anão”. Esta Deusa é famosa na mitologia grega porque indiretamente diz-se que ela causou a guerra de Tróia. Sua filha chamava-se Disnomia e era a própria desordem em grego.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As Quatro Leis da Espiritualidade

Na Índia se ensina as "Quatro Leis da Espiritualidade".

A Primeira Lei diz: « A pessoa que chega é a pessoa certa ».
Significa que nada ocorre em nossas vidas por casualidade. Todas as pessoas que nos rodeiam, que interagem conosco, estão ali por uma razão, para possamos aprender e evoluir em cada situação.

A Segunda Lei diz: « O que aconteceu é a única coisa que poderia ter acontecido. »
Nada, absolutamente nada que ocorre em nossas vidas poderia ter sido de outra maneira. Nem mesmo o detalhe mais insignificante! Não existe: "se acontecesse tal coisa, talvez pudesse ter sido diferente...". Não! O que ocorreu foi a única coisa que poderia ter ocorrido e teve que ser assim para que pudéssemos aprender essa lição e então seguir adiante. Todas e cada uma das situações que ocorrem em nossas vidas são perfeitas, mesmo que nossa mente e nosso ego resistam em aceitá-las.

A Terceira Lei diz: « Qualquer momento que algo se inicia, é o momento certo. »
Tudo começa num momento determinado. Nem antes, nem depois! Quando estamos preparados para que algo novo aconteça em nossas vidas, então será aí que terá início!

A Quarta e Última Lei diz: « Quando algo termina, termina! »

Simplesmente assim! Se algo terminou em nossas vidas, é para nossa evolução! Portanto é melhor desapegar, erguer a cabeça e seguir adiante, enriquecidos com mais essa experiência!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Círio de Nazaré em Portugal.

O Círio de Nazaré é uma devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Acontece todo dia 8 de setembro em Portugal, na vila de Nazaré. No Brasil acontece no segundo domingo de outubro na cidade de Belém do Pará, desde o ano de 1793.

O termo Círio vem da palavra latina “Cereus”, que significa vela grande.

De acordo com a lenda, a imagem da virgem teve origem em Nazaré, na Galiléia e representa a Virgem sentada, de cor escura, tendo no seu colo o Menino Jesus. A estátua, entalhada em madeira e identificada como original nos primeiros séculos do Cristianismo, veio de Nazaré, em Israel, passando pela Espanha até aparecer em 711 em Nazaré, em Portugal.

No século XII, tal imagem se tornou símbolo de fé do cavaleiro D. Fuas Roupinho, que mandou erigir uma capela. Roupinho fora salvo milagrosamente de um acidente fatal quando, montado a cavalo perseguia um cervo.

Em 1377, o rei D. Fernando fundou o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, para onde transferiu a imagem. Então, desde o dia 8 de setembro, que os portugueses se reúnem para reverenciar Nossa Senhora de Nazaré. A principal romaria chama-se Círio da Prata Grande. Ela vem de Mafra e transporta uma imagem da Virgem em pé, e não sentada como na original.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Daena, a Guardiã.

Hoje celebra-se Daena, deusa persa da justiça, protetora das mulheres.

É também vista com protetora das almas. Está sempre na companhia de um cão mágico que sabe distinguir entre o bem e o mal. A deusa conduz as almas, ora para o céu, ora para o mundo subterrâneo. Quando almas boas, as conduz para a Câmara dos Song, paraíso de Zoroastro, e quando almas ímpias, vão para a Casa das Mentiras, um lugar de castigo.

Daena é um substantivo feminino que significa “aquilo que é visto ou observado”. Daena é a Lei Eterna. E tem sido usada para designar a religião, a fé e a lei. É vista até mesmo como uma tradução para o hindu e o budista do termo Dharma, interpretado como “dever”, conduta correta, virtude.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mensagem de Chico Xavier.

Nasceste no lar que precisavas,

Vestiste o corpo físico que merecias,

Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.

Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.

Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade.

Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes...

São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.

Não reclames nem te faças de vítima.

Antes de tudo, analisa e observa.

A mudança está em tuas mãos.

Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor.

" Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim ".

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Óleos Essenciais (3).

Dos óleos à base de ervas selecionadas, veja algumas delas e suas indicações:

Cânfora: é bom para ajudar a fortalecer o coração e também pode ser usado numa limpeza energética.

Cedro: É contra ansiedade pois traz paz e purificação. É bom para ativar a memória e estimula a autoconfiança. Combate a tristeza e dá energia.

Citronela: É repelente contra insetos e um ótimo desodorizante.

Cravo (foto 1): Faz uma limpeza astral e amorosa. Estimula o sono e a memória. Proporciona vida e saúde. Dá vigor e coragem e é bom um combatente da exausta

Dama-da-noite: Para ajudar na conquista da pessoa amada.

Erva-Cidreira: Promove autocontrole e serenidade.

Erva-Doce: Transmite força e coragem. Diz-se que traz longevidade. Também é a essência da atração e da prosperidade.

Eucalipto (foto 2): Funciona como calmante. Purifica e retira as energias negativas é um ótimo repelente.

Flor de laranjeira: Diz-se que é bom para atrair a pessoa amada. Inspira a beleza, o humor e tem ação ultra relaxante.

Flor de Pitanga: Bom para ganhar dinheiro.

Gengibre: Atua contra a apatia, a depressão, a frieza emocional e o estresse. Estimula a auto-confiança.

Gerânio (foto 3): É bom contra a ansiedade pois acalma e refresca o corpo e a psique. Aumenta a capacidade de aprendizagem das pessoas.

Hortelã: Combate os pensamentos negativos e promove a auto-estima.



domingo, 4 de setembro de 2011

Santa Rosália.

Rosalia Sinibaldi foi uma jovem de Palermo, na Sicília, que se tornou santa pela Igreja Católica.

Nasceu em 1.130 numa família de nobres, descendentes de Carlos Magno.

Durante a adolescência foi ser dama da corte da rainha Margarida, esposa do rei Guilherme I, da Sicília. Mas essa vida não a atraía pois sabia que sua vocação era servir á Deus.

Quando fez 14 anos abandonou a corte e se refugiou numa solitária caverna perto de Palermo levando consigo apenas um crucifixo. O local era da família de seu pai e ficava próximo ao convento dos beneditinos. Alguns anos depois, ela foi viver numa outra gruta no Monte Pelegrino, que lhe fora doado pela amiga e rainha Margarida. Havia ali uma capela bizantina e um outro convento dos beneditinos. Eles puderam acompanhar e testemunhar a vida de eremita em oração, solidão e penitência de Rosália.

Muitos habitantes costumavam subir o monte atraídos pela fama da ermitã. Morreu no dia 4 de setembro em 1.160.

Os documentos que a reverenciam como Santa datam de 1.196. Era tida como protetora dos acometidos por doenças infecciosas.

Conta uma história de que foi Santa Rosália quem salvou Palermo, em 1624, de uma terrível epidemia que atingia a cidade. Ela teria aparecido em sonho para um caçador e lhe indicado onde estariam seus restos mortais e pedindo para que eles fossem levados em procissão. O caçador obedeceu e segundo a lenda, a epidemia acabou. Desde essa época ele tem sido venerada como santa de Palermo. Foi edificado um santuário na gruta onde seus restos mortais forma encontrados.

A festa em sua homenagem acontece na noite do dia 14 para o dia 15 de julho. E hoje, dia 4 de setembro, a tradição é caminhar com os pés descalços de Palermo até o Monte Pelegrino.


As 3+ visitadas da última semana