sábado, 3 de setembro de 2011

Lakon, Cura dos Hopis.

Hoje é dia da cerimônia de cura chamada Lakon, para os índios Hopis. Esta cerimônia é realizada pelas mulheres e é em honra as Donzelas das Quatro Direções.

Os Hopis são uma nação indígena dos EUA que vivem no noroeste do estado de Arizona, numa reserva que leva o nome deles, Hopi. Alguns vivem no oeste do Arizona numa reserva do rio Colorado. Os Hopis são organizados em clãs. Quando um homem se casa, os filhos que terá serão membros do clã da mulher.

Muitos dos hopis foram bastante influenciados pelo modo de vida dos americanos. Mas há povos que ainda vivem sob antigas tradições.

Eles têm uma relação muito forte com o Tibete e o Dalai Lama. Frequentemente o monge tibetando visita a reserva. Os hopis se consideram parentes de todas as raças mas em especial, dos tibetanos. Tanto que a primeira vez que o Dalai Lama chegou à reserva, eles o saudaram dizendo: "Bem-vindo ao lar".

Há uma profecia que diz que os Hopis e os "homens-vestidos-de-vermelho", do outro lado do oceano, serão reunidos como irmãos. Em contrapartida, há uma profecia tibetana que diz que "quando o pássaro-de-ferro voar e os cavalos correrem sobre rodas, o povo Tibetano espalhar-se-á pelo mundo e a sabedoria do Buda chegará aos "peles-vermelhas" do outro lado do oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana