domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ansiedade, Mal do Século.

O grande mal do século é a ansiedade, devido à Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Ela atinge quantidades absurdas, 70%, 80% ou mais da população em geral, desde crianças e adolescentes até adultos.
A nossa sociedade chegou a esse nível de ansiedade devido ao excesso de trabalho, de atividade intelectual, de preocupação e, em destaque, o excesso de informação.
No passado, o número de informações se duplicava a cada dois ou três séculos, hoje isso ocorre a cada ano. Esse excesso de informação é registrado por um fenômeno chamado RAM – Registro Automático da Memória.
O excesso de informação satura o centro do córtex cerebral, o centro da memória, levando a uma hiperconstrução de pensamento e desenvolvendo uma série de sintomas como dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, sofrimento por antecipação, fadiga ao acordar, déficit de concentração e de memória. Há pessoas que literalmente carregam seu corpo. Esses sintomas são avisos do nosso corpo para que a gente mude o estilo de vida.
A SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) tem abarcado pessoas de todos os níveis, em todos os países e de todas as culturas. Mas algumas profissões afetam mais as pessoas, como aquelas em que o trabalho intelectual é mais intenso, como jornalistas, médicos e psiquiatras.
Trechos da entrevista feita por Andréia Martins com Augusto Cury, autor do livro: Ansiedade: como enfrentar o mal do século, para o Almanaque Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana