sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13.

O número 13 encerra um mistério que para muitos é motivo de repúdio. Enquanto que para outros é sinônimo de vida, renascimento.

A fama de agouro do 13 existe desde a Antiguidade. Felipe da Macedônia, tendo acrescentado sua estátua às estátuas dos Doze Deuses superiores, durante uma procissão, morreu logo em seguida assassinado no teatro. A última refeição de Cristo contou com 13 pessoas. A cabala enumera 13 espíritos do mal. E o 13º. capítulo do Apocalipse é o do Anticristo e da Besta. E ainda, no tarô, o número 13 é a carta da Morte.

Analisado pelo prisma positivo, o 13 é um número sagrado e fundamental na astronomia, no calendário e na teologia dos mexicanos antigos. Entre astecas e maias, é o numero do próprio tempo, o que representa o término da série temporal. No calendário religioso desses povos, 13 são os meses do ano e 13 também são os dias que perfazem uma semana inteira.

O número em questão, corresponderia a um recomeço. Seria antes um refazer do que um renascer de algo. E ainda temos o marco da fundação da cidade de Salvador, Bahia, fincado no paralelo 13, ao lado da cidade de Nazaré, que também está no paralelo 13, onde Cristo viveu.

Mas se unirmos este número a uma sexta-feira, os dissabores serão maiores. Foi numa sexta-feira 13 (outubro de 1307) que a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França e seus membros presos, torturados e executados por heresia.

Foi provavelmente numa sexta-feira 13 que Jesus foi crucificado. Foi também numa sexta-feira 13, em 1939, que aconteceu o pior incêndio de florestas na história da Austrália. Aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram. E foi numa sexta-feira 13, em 1972, que caiu o avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi, nos Andes. Esse acidente deu origem ao filme Vivos.

Em Portugal, uma sexta-feira 13 no calendário é motivo de festa. Muitas cidades e vilas adoram comemorar este dia. Como é o caso do castelo de Montalegre, onde todas as sextas-feiras 13 é realizada uma grande festa com direito a bruxas, bruxos, feitiços, teatro e uma fogueira.

Se você pensava que sexta-feira 13 era um dia específico para o azar, nem é tanto assim já que é possível encontrar quem o considere um motivo de festa. Então, não vamos pensar o pior para o dia de hoje. Vamos procurar vivê-lo e reter apenas as boas energias.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

4 comentários:

  1. De novo sexta, 13? Ainda bem que vc me lembrou e me esclareceu que é um número sagrado. Bem querida, antes de mais nada bom dia. Vou chegando e entrando logo sem pedir licença... Quero notícias da xará. Por favor, mamão com açucar? Espero que sim.
    Sabe Cecile, para mim todo o dia é dia de festa. Mesmo a sexta 13.
    Bom finde.
    Volto lá pelo domingo.
    Ando exausta...
    Beijos no pequeno princípe.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, bom dia!
    A xará passa bem !!!
    Também concordo com você sobre todo dia ser dia de festa. Mesmo que às vezes seja à fantasia ou um baile de máscaras, rsrsrs. O importante é viver, não é.
    Obrigada e bom final de semana pra ti também e bom descanso.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cecile!
    Todos os dias serão bons se nos trouxerem boas notícias e não tão bons se os dissabores surgirem. Espero e tenho a certeza que este dia 13, foi mais um dia feliz e repleto de realizações para você e para todos nós. Tenha um lindo fim de semana.
    Bjs
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Olá Vera, obrigada pelo votos.
    É verdade, a gente não tem poder sobre as intempéries da vida. Mas a gente pode mudar a nossa forma de reagir a elas. ou pelo menos tentar, rsrsrs.
    Beijos e bom final de semana também!!!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana