Ninguém sabe exatamente quando surgiu a Cruz Ansada, originalmente chamada de Ankh. Mas tudo indica que tenha sido na Quinta Dinastia dos faraós.
É a cruz mais antiga do Egito. Símbolo de toda a vida, da imortalidade, tanto divina quanto humana e representava a chave do conhecimento dos mistérios e da sabedoria oculta.
Essa cruz estava relacionada a dois elementos que os egípcios acreditavam serem essenciais à vida: o ar e a água.
A cruz é um símbolo universal do relacionamento existente entre o mundo material e a realidade interior, espiritual e cósmica.
Nas pinturas e gravuras, os deuses estão sempre segurando uma Cruz Ansada e direcionando ela para faraós ou rainhas, conferindo-lhes vida eterna por intermédio do ar.
Também significa o centro, de onde se derramam as qualidades divinas e os elixires da imortalidade.
A cruz de Ankh, é o símbolo de um nó mágico. É o nó de Ísis, deusa egípcia, uma espécie de cordão que envolve os braços e o anel da cruz.
A imagem 1 veio daqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As 3+ visitadas da última semana
-
A flor de pêssego é tida como o ingrediente principal do elixir da imortalidade. Mas tanto o pessegueiro quanto seu fruto também são tidos c...
-
Sinos são símbolos mágicos. Dentre as funções que exercem, duas são muito importantes: atraem boas energias e afastam as negativas. E assim ...
-
Neste dia, no ano 612 a.C., Nínive foi destruída e seu rei, Sinsariscum, morto. Nínive era a capital da Assíria e antigo centro de adoração ...
Bom dia Cecile, bom estar aqui sempre aprendendo. Perdoe-me pelas economias nas palavras. Mas ainda estou me refazendo e me levantando.
ResponderExcluirUm bom dia.
Eliane,
ResponderExcluirBom ter você aqui também nessa vida cheia de mistérios a desvendar, rsrsrs.
Beijos e um bom dia!
Olá Cecile!
ResponderExcluirGostaria que soubesses que leio sempre o seu blog e as suas postagens. Nem sempre comento,pq tenho pouco conhecimento sobre esses assuntos, porém acho tudo muito interessante e intrigante.
Bjs
Vera
Olá Vera!
ResponderExcluirA história do mundo, da natureza e da vida humana parece ser infinda, assim como se apresenta o universo que nos cerca. Acho que por isso nos prende e fascina.
Bom saber que tens gostado das postagens.
Beijos e boa noite!
Olá Vera,
ResponderExcluirpara desvendar os mistérios da vida com mais objetividade e sabedoria basta abrir as escrituras sagradas presente na Bíblia Sagrada.
Espero ter te ajudado...
Fique com a Paz de Jesus,
Anderson.