quarta-feira, 28 de maio de 2014

São Germano de Paris.

Hoje é dia de São Germano de Paris. Nascido em Autun, França, em 496, foi rejeitado pela mãe quando ainda era bem pequeno. Germano fora entregue a um primo mais velho, chamado Escapilão, para que o criasse. Escapilão era um ermitão e ensinou a doutrina de Cristo para Germano. Pelo menos, durante uns 15 anos Germano também viveu como ermitão. Depois, Escapilão o fez prosseguir seus estudos em Avalon.  
Germando tinha o dom da sensatez e por isso, o dom também de dar conselhos. Em 531, o bispo de Autun o reconheceu e logo o chamou para trabalhar ao seu lado. Foi ordenado diácono e três anos depois, sacerdote.  Quando o bispo morreu, Germano e São Sinforiano ficaram encarregados da direção do mosteiro. As regras austeras e as constantes intrigas, fizeram com que Germano abandonasse o cargo e se mudasse para Paris. Como era um bom conselheiro, ganhou a estima do rei Childeberto. Em 536, o rei o convidou para ocupar o bispado de Paris. Germano aceitou e exerceu grande influência na corte merovíngia. Nessa época, o rei ficou gravemente doente mas as orações de Germano o curaram. Em agradecimento, Childeberto mandou construir uma igreja e um convento próximo a ela, que mais tarde se tornou o famoso Seminário de Paris.
São Germano era respeitado pelos nobres e amado pelo povo pobre da diocese. Fazia caridade e dedicava um amor incondicional ao seu rebanho. Costumava ser visto com apenas uma túnica pois frequentemente vestia os pobres com suas próprias roupas. Ficava feliz em sentir frio na certeza de que o outro estaria aquecido.
Morreu no dia 28 de maio de 576. Milagres e graças não tardaram a acontecer e logo o seu culto foi autorizado pela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana