quinta-feira, 26 de julho de 2012

Religião X Espiritualidade.

Não existe uma religião, mas centenas. Enquanto que espiritualidade, é apenas uma.

A religião é para os que dormem. A espiritualidade é para os que estão despertos.

A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção em sua Voz Interior.

A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade lhe dá Paz Interior.

A religião fala de pecado e de culpa. Ao passo que a espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro".

A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!

A religião não é Deus. A espiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.

Enviada por Rosana Brigagão.

4 comentários:

  1. Olá!
    Espiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.
    Disse tudo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou abismada! Nunca vi uma explicação tão completa sobre o assunto! Eu vivo debatendo esse tema com meus amigos, mas as palavras sempre me escapam - e sem elas, não se tem argumentos.

    Ora, gostei muito desse texto! Meus parabéns!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vera, Helena, bom dia! A espiritualidade é o que nos faz comungar com o divino, tenha ele o nome que for ou a energia que seja. A religião, deveria ser só a parte teórica.
    Cada cultura tem a sua forma de se comunicar, a sua forma de explicar o mundo em que vivemos. Isso é necessário para o ser humano pois reflete a realidade em que vivemos sob os princípios de início, meio e fim, e também por vivermos num mundo de causa e efeito.
    Penso que religião, a palavra, foi criada para separar a forma que uma cultura encontrou de se comungar com o divino. Afinal, somos um planeta bem diversificado culturalmente. O problema é quando achamos que uma religião é melhor que a outra, superior etc. e queremos impô-la às demais. Damos a ela um "poder"de comunicação com o divino que só os seres humanos têm. Talvez se trocássemos o nome religião por comunidade, ficasse mais fácil entender o papel dela.
    Que bom que gostaram. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Cecile!
      Realmente muitas religiões escravizam seus seguidores, são opressoras, fundamentalistas, ortodoxas... Geram brigas, desvenças, guerras e morte!
      Enquanto que a espiritualidae é pessoal, e todos os caminhos nos levam a um ser superior, a um Deus... você , eu, nós é que escolhemos...
      Brigadu por escrever sobre isso.
      Bjs

      Excluir

As 3+ visitadas da última semana