A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção em sua Voz Interior.
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade lhe dá Paz Interior.
A religião fala de pecado e de culpa. Ao passo que a espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro".
A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!
A religião não é Deus. A espiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.
Enviada por Rosana Brigagão.
Olá!
ResponderExcluirEspiritualidade é Tudo e, portanto, é Deus.
Disse tudo.
Bjs
Nossa, estou abismada! Nunca vi uma explicação tão completa sobre o assunto! Eu vivo debatendo esse tema com meus amigos, mas as palavras sempre me escapam - e sem elas, não se tem argumentos.
ResponderExcluirOra, gostei muito desse texto! Meus parabéns!
Um abraço.
Vera, Helena, bom dia! A espiritualidade é o que nos faz comungar com o divino, tenha ele o nome que for ou a energia que seja. A religião, deveria ser só a parte teórica.
ResponderExcluirCada cultura tem a sua forma de se comunicar, a sua forma de explicar o mundo em que vivemos. Isso é necessário para o ser humano pois reflete a realidade em que vivemos sob os princípios de início, meio e fim, e também por vivermos num mundo de causa e efeito.
Penso que religião, a palavra, foi criada para separar a forma que uma cultura encontrou de se comungar com o divino. Afinal, somos um planeta bem diversificado culturalmente. O problema é quando achamos que uma religião é melhor que a outra, superior etc. e queremos impô-la às demais. Damos a ela um "poder"de comunicação com o divino que só os seres humanos têm. Talvez se trocássemos o nome religião por comunidade, ficasse mais fácil entender o papel dela.
Que bom que gostaram. Bjs!
Maria Cecile!
ExcluirRealmente muitas religiões escravizam seus seguidores, são opressoras, fundamentalistas, ortodoxas... Geram brigas, desvenças, guerras e morte!
Enquanto que a espiritualidae é pessoal, e todos os caminhos nos levam a um ser superior, a um Deus... você , eu, nós é que escolhemos...
Brigadu por escrever sobre isso.
Bjs