No dia primeiro de novembro, de 1501, Dia de Todos os Santos para a Igreja Católica, o estado da Bahia recebia visitantes ilustres cuja missão ficaria para a história.
A expedição portuguesa tinha sido enviada para reconhecer as terras que Cabral havia descoberto um ano antes. Foi comandada por Gaspar de Lemos e contava com a presença do cartógrafo italiano Américo Vespúcio, que mais tarde daria nome a todo o continente americano.
Américo nomeou os acidentes geográficos de acordo com os santos dos dias onde os mesmos foram identificados. Depois, deu nome à baía de Baía de Todos os Santos. E a cidade da baía foi escolhida para ser a sede da primeira capital brasileira – Salvador.
Na Baía existem 56 ilhas, dentre as quais a mais importante é a Ilha de Itaparica. Entre elas também estão a Ilha das Flores, a Ilha de Maré, Ilha de Bom Jesus e a estação ecológica da Ilha do Medo.
A Baía de todos os Santos é a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil. Possui uma extensão de 1.233km². Ou seja, aproximadamente a área do município do Rio de Janeiro.
Olá!
ResponderExcluirEste País é grande, tudo nele é enorme, inclusive os recursos geográficos.
Parabéns aos baianos...
Vera, bom dia!
ResponderExcluirEste País é grande e bonito mesmo. (.. e rico por natureza, mas que beleza... - adoro essa música). Bom feriado pra ti e melhoras!
bjbjs!