sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Aeronáutica e os UFOs.

Na semana passada, o governo brasileiro deu mais um passo em relação à ufologia no país. Publicou uma Portaria que regulamenta o registro de avistamentos de Ovnis, (Objetos Voadores Não Identificados), no espaço aéreo brasileiro, assim como o seu arquivamento e posterior envio para o Arquivo Nacional, para consulta aberta ao público.

Ou seja, todos os avistamentos a partir de agora não serão mais arquivados em caráter sigiloso. Estarão à disposição do público brasileiro.

Paralelo a isso, foram liberados também semana passada arquivos secretos da Aeronáutica cujos prazos de sigilo já tinham sido vencidos, inclusive os da década de 90. O Governo do presidente Lula havia reduzido pela metade, em 2005, esse prazo de arquivamento dos documentos de caráter sigiloso.

São quatro as categorias de arquivos sigilosos: Reservado, fica em sigilo por um período de 5 anos; Confidencial, por 10 anos; Secreto, por 20 anos e Ultra-Secreto, por 30 anos.

Em 2004, uma comissão de ufólogos organizou uma campanha chamada UFOs: Liberdade de Informação Já, que visava cobrar das autoridades a liberação desses documentos. A Campanha ainda está em curso e vem tendo êxitos. Já foram liberados documentos das décadas de 50, 60, 70, 80 e agora 90, cujos prazos já venceram.

Dentre os arquivos já liberados, por exemplo, há reproduções de conversas travadas entre os pilotos e a torre de comando do tráfego aéreo. Uma delas diz respeito a um episódio que aconteceu em maio de 1977 quando um funcionário da torre descreveu a trajetória de um Ovni à um piloto da FAB: “Ele veio do setor norte de Brasília, sobrevoou o Palácio da Alvorada, a Esplanada dos Ministérios. Agora, deve estar sobre o aeroporto. Confirme se avista”. Ao que o piloto da FAB confirmou: “Positivo, estou avistando, mas está muito alto. Uma luz azul se deslocando”.

Os documentos secretos sobre os Ovnis mostram ainda que não foram só os militares que acreditaram ter visto Ufos, mas também empresários, fazendeiros, dentistas, estudantes, pedreiros entre outros.

A grande expectativa é que documentos relativos ao Caso Varginha, ocorrido em 1996, também sejam liberados.

A Aeronáutica está colaborando abrindo seus arquivos secretos. No entanto, a Marinha, quando solicitada a abrir os seus, diz que não possui informações sobre esse assunto. E o Exército, apesar de confirmar que possui documentos sobre o Caso Varginha, diz que tais documentos estão em posse da Justiça Militar.

De qualquer forma, para os ufólogos, as medidas adotadas pelo governo brasileiro irão facilitar a comprovação da existência de vida extraterrestre.

Confira agora uma matéria que saiu no Fantástico, da Rede Globo, sobre o avistamento de Ovnis em maio de 1986. Clique no logo do Youtube.


Fontes: Marco Petit e Revista UFO.
A imagem 1 veio daqui.

3 comentários:

  1. Olá Maria Cecile...
    gosto desse tema mas me dá um pouco de medo.
    Afinal, não estamos sozinhos nesse universo e não conhecemos "eles".
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Não tenho medo. Acho ótima estar acompanhada no Universo.
    Só torço apra que todos sejam com o E.T. do filme.
    E os mistérios da vida e do mundo encucam a humanidade...sempre.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Hely e Eliane!
    Se na terra já há tantos mistérios, imagina no céu, não é mesmo!
    Mas também acho que não devemos ter medo.
    Boa sexta para todos!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana