quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Durga, Deusa Guerreira.

Hoje é dia de Durga Puja, Deusa hindu que representa o poder intelectual e o combate contra o mal.

É a Grande Mãe que tem como função levar novamente aos corações e ao mundo a paz e a harmonia.

É uma deusa de simbolismo complexo contido no ciclo da vida e da morte.
De acordo com a lenda, Durga foi criada como uma deusa guerreira para combater um demônio búfalo, chamado Mahish Asur. Esse demo era capaz de mudar da forma humana para a de búfalo. E tinha uma proteção tão forte que nenhum homem ou Deus tinha poder para derrotá-lo. Mahish desencadeou um reinado de terror sobre a terra, céu e os mundos inferiores.

Uma vez que só uma mulher poderia matá-lo, a Santíssima Trindade Masculina desceu até o rio Ganges e rezou o mantra, "Om Namo Devaye", implorando a grande deusa Devi para salvar seu domínio da ruína. Foi então que Durga nasceu do rio, pela compaixão de Devi.

Carregando várias armas e montada num tigre feroz, Durga conseguiu vencer a batalha acabando com o terror e o caos.

Se algo na sua vida não vai bem e você sente seu coração pesar, então acenda uma vela branca para esta deusa e lhe peça para trazer ordem e harmonia para sua vida.

A imagem veio daqui.

2 comentários:

  1. Olá querida. Cada vez me impressiono mais com suas pesquisas e histórias. Como tem deusas por aí.
    Um beijo e bom dia libriana.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, a história de Durga é interessante.
    Esse búfalo queria a imortalidade, mas Brahma se recusava a dar a ele. Então ele pede para ter uma vantagem, nenhum homem ou Deus teria o poder de derrotá-lo. Seu desejo foi concedido. Então ele começa a fazer o mal. Só que ele nunca imaginou que uma mulher fosse capaz de ser mais forte que um homem ou que um Deus. Então os deuses criam uma mulher super poderosa. E a batalha é fascinante. Durga é habilidosa, astuta, inteligente, forte e derrota o exército inimigo e o próprio bufalo.
    Tem coisas que só uma mulher mesmo é capaz de fazer, rsrsrs. Claro que também há coisas que só os homens são capazes de fazer. Essa é só uma alegoria.
    Beijos e boa quinta feira.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana