terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Árvore do Carvalho.

Hoje ainda é dia do Festival das Ninfas e dentre elas estão as Dríades, que são as ninfas que habitam os Carvalhos.

O Carvalho representa a força, a firmeza e a resistência. Na Antiguidade foi consagrado à Zeus, na Grécia, e à Júpiter, em Roma. No santuário de Dodona, antiga cidade do Épiro, por exemplo, os sacerdotes gregos interpretavam os sussurros dos carvalhos como mensagens do todo poderoso Zeus.

Conta a lenda que o barco de Jasão, chamado Argo, foi construído com o carvalho de Dodona. Jasão tinha a tarefa de conquistar o Velocino de Ouro, um tesouro inigualável, para reaver o trono que era seu por direito. Mas este Velocino estava em poder do rei Eetes e guardado no jardim de Marte, vigiado por um dragão que nunca fechava os olhos. O Velo estava suspenso a um carvalho que neste caso, simbolizava o templo para a guarda e proteção do mesmo.

Jasão reúne 50 homens entre vários heróis e semideuses e encomenda a maior e melhor embarcação que já havia sido construída. Ele encontra o artesão de renome, Argos, que utiliza a madeira considerada mais resistente para a empreitada, o Carvalho. Não preciso dizer que Jasão, que era um simples mortal, conseguiu alcançar seu objetivo tanto com a ajuda de seus argonautas quanto pelos deuses e pela embarcação que aguentou todo o tipo de dificuldades durante essa jornada.

O Carvalho também era venerado pelo povo celta. Eles costumavam se reunir em bosques que continham essas árvores sagradas e praticavam seus rituais mágicos.

Os druídas faziam rituais de fertilidade com viscos do Carvalho.

Era também considerada Árvore da Vida no período pré-cristão. As folhas e frutos do Carvalho garantiam a força, a liderança e o sucesso nas batalhas para quem os utilizasse.

Em Roma, por exemplo, coroas de folhas de Carvalho eram presenteadas aos generais vitoriosos.

E ainda foi ao pé de um Carvalho que Abraão recebeu as revelações de Joevá. Essa árvore era capaz de se tornar um instrumento de comunicação entre o Céu e a Terra.

É também um símbolo de hospitalidade por seus grandes galhos e folhagem espessa.

Se você puder hoje, abrace um carvalho ou qualquer outra árvore. Sinta a sua respiração em contato com este ser vivo sagrado e considerado uma das figuras mais conhecidas pela humanidade. Peça a ela um pouco de sua força, coragem e firmeza.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

6 comentários:

  1. Vou convidar a Papoula Dragão Saci para hoje abraçar uma árvore comigo. Se vc ver o Pinel nos levar, por favor explique esta linda história.
    Bricadeiras à parte, meu pai uma vez me ensinou abraçar as árvores.
    Energia pura.
    E eu preciso mais do que nunca de resistência, de ficar de pé.
    Aqui entre nós, as pernas andam bambas.
    Força, firmeza e resistência é tudo que preciso hoje e ao longo deste mês de agosto!
    Bom dia, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, bom dia!
    Ri muito com seu comentário. Pode deixar que vou atrás de vcs duas.

    Pernas bambas... estão balançando para encontrarem o equilibrio. Mentalize uma árvore, fincada à terra com suas raízes, nem vento ou chuva a derrubam. Seus galhos balançam mas ela não. Imagine-se uma árvore nessas condições. Mas não faça isso no meio da rua, rsrsrs. Só mentalize e respire fundo imaginando que o ar que você põe para dentro de si corre pelo seu corpo e vai em direção à terra firmando-o.

    Beijos, querida amiga e força nessa caminhada.

    ResponderExcluir
  3. Cecile, esta "senhora" aí já vai assumindo compromissos em meu nome sem nem me consultar, já viu isto????
    E quemmmmmmmmmm disse que quero abraçar ÁRVORE??????????? Quero sim abraçar aquele morenãoooooooooo, bontitão, cheirozão e gostosão, sou lá mulher de ficar abraçando árvore, fala sérioooooooooooooo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Eu estou aqui imaginando como vc diz Cecile, uma imensa árvore, frondosa, com suas folhas balançando ao sabor do vento e eu ouvindo um lindo tilintar, quando olho para cima sabe o que vejo??????? Estou abraçando a árvore do DINDIM, só moedas de ouro , já pensou que maravilhaaaaaaaaaaaaaa?
    Esta é a minha árvore de hoje e como sou muito boazinha, vou deixar vcs duas tb darem um abraço nela, tá legal?
    Mil bitoquinhas e lindo dia p vcs, pernocas firmes, nariz empinado, bumbum arrebitado e VAMOS SER FELIZES!

    ResponderExcluir
  4. Rosana, que árvore é essa? Cuidado com o que vc divulga... vai ter gente querendo saber onde encontrá-la. rsrsrs.

    A árvore também está ligada à iluminação. Buda alcançou a iluminação meditando sob um árvore. Então, quem sabe vc não iluminou e está vendo ouro ao invés de luz.

    Beijos e felicidades também!

    ResponderExcluir
  5. Mas eu falei bem baixinho p ninguém escutar rs,sr,sr,sr,rs,sr,sr, só vc e Lilizinha rs,rs,sr,rs,sr...pode ser mas luz não faz barulhinho e moedas fazem portanto, É OURO SIM rs,sr,rs,sr,sr,sr,sr,srsr e claro mtooooooo bem iluminada pq nós somos AS ILUMINADAS rs,rs,rs,rs,sr...

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar, isto aqui é um Blog sério Saci de Muletas. E vc vai ter que abraçar a árvore com minha ajuda ksksksksksksksk. Se as muletas cairem...bummmmmmmm. Espatifa-se o outro joelho.
    Deus me livre. Que as ninfas não permitam.
    Depois, por favor Cecile, quem é esta senhora a quem Saci se refere? Neste Blog só entram jovens e jovens senhoras. A veterana é ela!
    lILI SAINDO PROCURANDO ÁRVORE FRONDOSA. Que termo antiguinho! KSKSKSKSKSK

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana