Quando alguém queria curar uma doença ou ferimento com ervas, a Deusa surgia para ajudar no processo de escolha das ervas.
Ela aparecia vestida com um manto coberto de ervas.
Conta a lenda que Airmid tinha um irmão que sabia tudo sobre as ervas que tinham o poder de cura. Juntos, Arimid e Miach, realizavam muitas curas. O dom de conhecer as ervas foi herdado do pai, que também era curandeiro. Só que Miach se mostrava muito mais talentoso. Isso despertou a inveja do próprio pai que num acesso de loucura, matou o filho.
Airmid ficou tão desolada que chorou por um ano a perda do irmão. As lágrimas que caíam na terra fizeram nascer a cada dia uma erva diferente. A deusa as recolheu e as guardou sob o seu manto para que quando encontrasse alguém doente ou ferido pelo caminho, pudesse ajudá-lo.
Quando seu pai descobriu o segredo de Airmid, tomou o manto da filha e o jogou no chão espalhando as ervas sobre a terra para que os homens não se beneficiassem daquilo que foi o motivo de sua desgraça.
Mas quando a guerra chegou, a família foi ajudar os feridos e o pai de Airmid teve a ideia de criar a Fonte Sagrada da Cura. Juntos colheram erva por erva de toda Irlanda para abastecer a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário