domingo, 12 de julho de 2020

São Luís Martin e Santa Zélia Guerín


São Luís Martin e Santa Zélia Guerín Martin, ele relojoeiro e ela rendeira, foram pais de Santa Teresinha do Menino Jesus. Ambos tentaram seguir a vida religiosa quando jovens. Ele não foi aceito na ordem dos agostinianos, por não saber latim, e ela, ao tentar entrar para a ordem das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, pois ali percebeu que Deus lhe reservou um outro caminho.

O primeiro encontro dos dois aconteceu na ponte de São Leonardo, em Alençon, França, em 1858. Poucos meses depois se casaram e tiveram nove filhos, sendo que quatro deles morreram por terem nascido prematuros. Teresa é a caçula das cinco filhas que sobreviveram.

Quatro anos depois do nascimento de Tereza, Zélia morreu de câncer e Luís achou melhor se mudar com as filhas para Lisieux, onde morava seu cunhado. Todas as cinco filhas seguiram a vida religiosa.

Perto de chegar aos 70 anos de idade, Luís foi internado num sanatório e morreu ao perder suas faculdades mentais. O casal foi beatificado em 2008, na Basílica de Santa Teresa, em Lisieux, em nome do Papa Bento XVI e canonizado em 18 de outubro de 2015, na Praça de São Pedro, pelo Papa Francisco.  Eles foram o primeiro casal a ser canonizado em uma mesma cerimônia. A memória litúrgica acontece no dia 12 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana