sexta-feira, 31 de julho de 2020

São Germano de Auxèrre


São Germano foi um nobre que nasceu em Auxèrre, na Gália, região atual da França, no ano 378. E, em um determinado momento de sua vida, abandonou a riqueza para abraçar a Cristo.

Quando jovem, estudou letras, na Gália, e direito, em Roma. Foi também em Roma que casou-se com Eutásquia, uma nobre. Exerceu o ofício da jurisprudência por cinco anos mas o imperador romano, à época, Flávio Honório, tinha outros planos para o seu futuro. Germano foi enviado de volta à Gália para que se tornasse duque e governador de várias províncias. Além de cumprir suas funções administrativas, Germano também se tornou general do exército das terras que estavam sob o seu comando.

No ano 418, o Bispo de Auxèrre, pressentindo que em breve morreria, chamou Germano para que este fosse o seu sucessor, mas sem o assunto lhe adiantar. Após Germando entrar na igreja, o bispo ordenou que as portas fossem fechadas e que ninguém mais entrasse. Passado algumas horas, quando as portas se abriram, saiu de lá um outro Germano. Ele havia sido convertido ao cristianismo e teve os seus cabelos cortados pelo bispo. Quando alguém se torna clérigo, abandona vaidade, ostentação e riquezas, caso as tenha. E se isso acontece com um duque, ele é destituído do seu ducado e também renuncia aos seus direitos.

Não ficou registrado para à história como o Bispo de Auxèrre convenceu Germano a se tornar seu sucessor. Pouco tempo depois, o novo bispo distribuiu seus bens para os pobres abdicando de uma vida luxuosa. Durante o seu bispado, Germano construiu um grande mosteiro dedicado aos Santos Cosme e Damião.

Em 429, o bispo Germano lutou na Gália e na Bretanha contra o pelagianismo, doutrina segundo a qual o homem era responsável por sua própria salvação. Esse fundamento, minimizava o papel da graça divina. Foi durante essa viagem à Bretanha que avistou uma menina no meio da multidão que o rodeava e apontando para ela disse que seria desposada por Cristo. Estava o Bispo Germano profetizando o futuro da jovem que se tornaria Santa Genoveva.

Quando seguia para sua segunda viagem à Inglaterra, 16 anos mais tarde, encontrou Genoveva apoiando pagãos francos para promover sua expansão e incentivando-os à conversão cristã. Genoveva era para Germano uma filha espiritual. 

Quando chegou em terras britânicas, ajudou os ingleses no contra ataque a invasores pictos e saxões, com o grito de guerra “Aleluia”. O som ecoou nas montanhas de uma tal forma que o exército invasor, temendo estar diante de um número de soldados gigantesco, recuou. Abandonaram suas armas e bateram em retirada. 

Pouco tempo depois, Germano viajou até Ravena para pedir ao Imperador clemência para os habitantes de Armórica, região da Gália que incluía a península da Bretanha. Os habitantes tinham se rebelado contra o duque e general romano Flavio Aécio. Germano conseguiu alcançar seu objetivo, mas faleceu durante sua estada em Ravena, na Itália, no dia 31 de Julho de 448, aos 70 anos de idade.

São Germano de Auxèrre se tornou um santo venerado pela igrejas católica e ortodoxa. É padroeiro de Auxèrre e bastante idolatrado na França e na Grã-Bretanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana