segunda-feira, 13 de julho de 2020

Santa Teresa de Jesus dos Andes

Teresa de Jesus dos Andes foi uma monja carmelita chilena. Nasceu dia 13 de julho de 1900 batizada com o nome de Juana Fernandez Solar. Desde os seus três anos de idade já demonstrava seu apreço pelas coisas divinas. E aos sete, aprendeu a rezar o Rosário se comprometendo a fazê-lo diariamente. Aos 15 anos foi estudar num internato e se destacou pela piedade e zelo apostólico. 

Com a alma sempre entretida com algo, Juanita tinha visões místicas. Mas também chegou a ser vista orando elevada no ar cerca de 30 centímetros do chão. Nem seus braços ou joelhos estavam apoiados no oratório. 

Após ler sobre a vida de Santa Teresinha, Juanita compreendeu que devia ser carmelita. E isso se confirmou após ter uma visão em que Jesus lhe pedia para ser uma carmelita. Então, em maio de 1919, ela ingressou no Carmelo de Los Andes demonstrando muita alegria. No Carmelo se tornou Irmã Teresa de Jesus.

Na sexta-feira Santa do ano seguinte, sentiu-se mal e febril. Foi para seu quarto e de lá não mais saiu. Fez a profissão religiosa e recebeu os últimos sacramentos. Ao final do dia 12 de abril de 1920, ela faleceu. Nessa mesma hora, a freira do colégio interno que ela havia estudado teve uma visão. A viu deitada e ao lado dela um anjo com um dardo que lhe trespassava o coração. e logo depois ouviu a frase: morre de amor. 

No dia 21 de março, de 1993, Irmã Teresa de Jesus foi canonizada pelo Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro. Sua festa litúrgica acontece no dia 13 de julho. Ela é padroeira dos jovens da América Latina e a alegria é seu principal atributo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana